SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

AVANÇO: Lacen vai capacitar profissionais para o diagnóstico do Zika vírus

Imprimir esta Notícia

Técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciam, nesta quarta-feira (6), o treinamento para profissionais das unidades sentinelas da capital que irão atuar na coleta de sangue das gestantes com suspeita de Zika vírus. A capacitação segue a partir de sexta-feira (8) para os profissionais do interior.

A assessora técnica do Lacen, Juliana Cavalcante, disse que o treinamento atende a uma solicitação do protocolo do Ministério da Saúde, determinando as unidades sentinelas a receber e prestar assistência necessária às gestantes com suspeita do Zika vírus.

“Vamos treinar os profissionais que trabalham nas áreas de enfermagem, na coleta de sangue e na notificação, orientando-os sobre o tipo de amostra que vão coletar”, explica Juliana. Os profissionais serão capacitados, também, na forma de realizar a notificação de cada caso suspeito de microcefalia.

O treinamento, ainda de acordo com a assessora do Lacen, é para repassar todo o procedimento que deve ser observado pelas unidades sentinelas no recolhimento do material das gestantes e seu encaminhamento ao Lacen/AL. A partir do próximo mês, o Lacen passará a fazer o diagnóstico do Zika vírus, que atualmente é realizado no Laboratório Evandro Chagas, do Pará. 

Nesta quarta-feira (6), primeiro dia do treinamento, os técnicos do Lacen e da Vigilância Epidemiológica da Sesau irão capacitar os profissionais das unidades sentinelas de Maceió que funcionam no Hospital Escola Hélvio Auto, Ambulatório 24 horas Assis Chateaubriand, Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Universitário e Unimed.

Na sexta-feira (8), o treinamento acontecerá na Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia, Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo (Santana do Ipanema), na UPA de Palmeira dos Índios e no V Centro de saúde e Maternidade do Hospital Regional de Arapiraca.

O último dia de capacitação será na segunda-feira (11), quando as equipes técnicas do Lacen e da Vigilância Epidemiológica da Sesau realizam o treinamento nos Hospitais Luiz Arruda (Matriz do Camaragibe), Dagoberto Omena (Murici), Carvalho Beltrão (Coruripe) e Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.

relacionadas

CIB