SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

RECONECIMENTO: Servidoras do Samu têm evento especial no Dia da Mulher

Imprimir esta Notícia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através da Supervisão Geral e da Coordenação de Gestão de Pessoas, proporcionou às mulheres samuzeiras um dia especial: ginástica laboral, palestra sobre a saúde da mulher trabalhadora, brinde, maquiagem e limpeza de pele, além de coffee break.

A palestra foi realizara pela assistente social Hildeth Neiva Sobrinha, fisioterapeuta Heloar Feijó, além do educador físico, Artur Lisboa Vasconcelos, do Núcleo Interinstitucional de Saúde Mental e Trabalho do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Foram abordados vários temas, dentre eles, os múltiplos papéis que a mulher acumula no dia a dia, como por exemplo, dona de casa, mãe, atividade laboral, além da repercussão que as funções sociais trazem para sua saúde física e mental, arcando com a responsabilidade de cuidar da sua própria subsistência, contribuir com a renda familiar e, às vezes, até sustentar sozinha a família.

Nas palestras foram enfatizadas a importância de uma  alimentação saudável, a prática de uma atividade física, da regularização do sono, prevenção de doenças, reduzir o consumo de bebida alcoólica e, principalmente, não fumar, para melhorar a qualidade de vida e a saúde das servidoras.

Discutiu-se também a importância da parceria entre a supervisão geral do Samu, com o Cerest, através da Coordenação Gestão de Pessoas e do Setor de Saúde Ocupacional do Samu para desenvolvimento de palestras e rodas de conversa para amenizar o estresse dos samuzeiros.

No final da palestra a equipe de profissionais realizou uma avaliação sobre a saúde dos servidores, que estavam presentes e indicou que 50% está bem e os outros 50% disseram que é preciso melhorar.

relacionadas