SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Aprovada regulamentação das CIPA’s e Serviços em Segurança do Trabalho e do Trabalhador da Sesau

Imprimir esta Notícia

Os Servidores da Secretaria de Estado da Saúde conquistaram mais um ganho com a publicação no dia 30 de março de 2016 no Diário Oficial do Estado das Portarias que regulamentam a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA  e o Serviço Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT dos servidores da  Sesau.

É certo que muito já se foi realizado, mesmo antes desta publicação, haja vista a existência das CIPA’s em algumas unidades da secretária. Contudo, as atividades tudo estavam sendo norteadas  pelas Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que não contemplavam algumas especificidades no tocante ao regime estatutário, informou o Engenheiro Galba Nogueira do  Serviço de Engenharia de Segurança do Trabalho da Sesau.

No documento constam os objetivos, a forma de constituição, de organização, as atribuições, funcionamento e processos eleitorais para a criação das Comissões Internas de Prevenção e Acidentes no Trabalho (CIPA). Mais a maior relevância  da publicação está na regulamentação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e dos Programas de Prevenção de Risco Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

A regulamentação é de fundamental importância para a condução dos serviços de segurança do trabalhador da saúde –  Sesau, tendo em vista que possibilitará a atuação continuada, dando respaldo a equipe de atuação e execução dos programas, que visão minimizar e por que não abolir os índices de doenças ocupacionais, de saúde mental e o absenteísmo relacionados ao trabalho. Isso é cuidar da saúde de quem cuida da Saúde alagoana, comentou a Medica de Segurança do Trabalho, Lucy Braga, responsável pela elaboração dos Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional da Secretaria.

A Equipe de Trabalho do SESMT é composta por Lucy Braga – Médica do Trabalho, Maíra Torres – Enfermeira do Trabalho, Wilson Souza – Engenheiro de Segurança do Trabalho, Galba Nogueira –  Engenheiro de Segurança do Trabalho e João de Jesus – Técnico de Segurança do Trabalho, que vem desenvolvendo  atividades nas unidades de saúde: Hospital Ib Gatto, Ambulatório 24 horas João Fireman e Hemoal como Projeto Piloto de atuação para ações de segurança e saúde ocupacional.

relacionadas

CIB