GESTÃO: Sesau realiza reunião de monitoramento no Hospital Geral do Estado

Criada para melhorar a assistência e o atendimento no Hospital Geral do Estado (HGE), além de buscar soluções para os desafios enfrentados pela gestão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta sexta-feira (15), uma reunião de monitoramento na unidade.  Os encontros acontecem mensalmente e reúnem gestores e técnicos da gestão estadual do hospital e do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues, o monitoramento é importante para a qualificação e melhoria do hospital. “O HGE, como maior unidade pública de saúde de Alagoas, é uma peça fundamental da assistência e como tal precisa de uma atenção especial por parte dos gestores”, destacou.

Na ocasião, foram discutidos pontos importantes para a assistência como a porta de entrada, processo de trabalho na emergência, gestão de leitos e a rede externa, que envolve a transferência do paciente. “Os pontos de discussão abrangem questões ligadas diretamente ao atendimento e buscam ampliar a agilização, humanização e qualificação dos serviços prestados à população”, ressaltou Rosimeire Rodrigues.

Também presente na reunião, o assessor de alta e média complexidade da Sesau, Rogério Barbosa, reforçou a importância da união entre a gestão estadual, federal e hospitalar para o desenvolvimento da assistência à saúde em Alagoas.

Rogério Barboza lembrou que existem grandes desafios hoje no HGE, enfrentados com seriedade e conhecimento técnico pelo Governo do Estado. “A parceria entre os governos do Estado e da União é fundamental para a evolução do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou.

Já a apoiadora local do Ministério da Saúde, Sônia Moura, ressaltou que o compromisso dos gestores é garantir que os pacientes tenham acesso a uma assistência digna e resolutiva. “O HGE é uma unidade de referência para todo o Estado e precisamos trabalhar em conjunto para garantir que a confiança depositada pelos alagoanos no hospital seja sempre justificada”, declarou Sônia Moura.