SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Usuárias do SUS irão ganhar 1ª Maternidade de Risco Habitual

Texto: Mônica Lima
Foto: Carla Cleto

Alagoas terá a sua primeira maternidade pública de risco habitual, que será construída em um terreno ao lado da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), no bairro Poço, em Maceió. A ação faz parte da política de fortalecimento da assistência materna e infantil, conforme destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, durante assinatura da autorização para a licitação da obra, que ocorreu nesta terça-feira (26), no Palácio República dos Palmares.

maternidadeE

A maternidade será construída com recursos de emenda parlamentar da ordem de R$ 28 milhões e a previsão é que a obra seja concluída em 30 meses. A unidade maternal terá sete andares, 100 leitos e um amplo estacionamento. Com isso, a nova maternidade será destinada apenas aos partos de risco habitual e a Maternidade Escola Santa Mônica fará o atendimento exclusivo às gestantes de alto risco.

“A construção da primeira maternidade de risco habitual da Rede Pública Estadual é uma marco em Alagoas e irá beneficiar milhares de mulheres quando estiver construída. A nova unidade irá atender a população de Maceió e dos municípios vizinhos. Essa obra faz parte da política do governo estadual de melhorar a assistência materna e infantil, assegurando às gestantes e bebês condições de terem um acompanhamento e parto humanizado”, disse Rozangela Wyszomirska.

Na solenidade, a secretária de Estado da Saúde destacou os avanços que estão ocorrendo na saúde desde 2015, quando a Maternidade Escola Santa Mônica foi reformada, oferecendo um serviço de qualidade e com mais leitos, o que contribuiu para acabar com a superlotação. Ela informou que outras ações estão previstas, como a construção de novos hospitais, a exemplo do Metropolitano de Maceió e o de Porto Calvo, cujo lançamento da pedra fundamental ocorrerá durante a terceira edição do Governo Presente, que irá ocorrer nos dias 6 e 7 de maio.

Além do governador Renan Filho, participaram da cerimônia de assinatura da autorização da licitação, secretários de Estado, os deputados estaduais Isnaldo Bulhões Júnior, Ronaldo Medeiros e Cícero Cavalcante. Também estiveram presentes à ação, a gerente geral da Maternidade Escola Santa Mônica, Rita Lessa; o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Paulo Medeiros; o deputado federal Cícero Almeida e técnicos da Sesau.

relacionadas