SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Região Norte recebe serviços de saúde a partir desta sexta-feira (6)

Imprimir esta Notícia

teste glicemia foto carla cleto

Texto: Danielle Cândido

Fotos: Carla Cleto

As ações de saúde chegam à Região Norte de Alagoas com a 3ª edição do Governo Presente, nesta sexta-feira (6) e sábado (7). Desta vez, a estrutura de atendimento à população vai ser montada, concomitantemente, em quatro municípios. São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo e Jacuípe vão sediar os serviços que beneficiam os 13 municípios alagoanos da região.

Um dos objetivos da participação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Governo Presente é orientar as pessoas com problemas de pressão e glicemia sobre os cuidados de prevenção e controle da doença, além do encaminhamento às unidades de saúde. Outra atividade é o diagnóstico e alerta à população sobre os riscos da obesidade, sedentarismo e má alimentação.

“A iniciativa proporciona aos moradores da região uma oportunidade de aprendizado e cuidado com a saúde”, destacou a assessora técnica da Sesau, Júlia Levino. Segundo ela, a Sesau, em parceria com esses quatro municípios alagoanos, vai desenvolver ações de promoção da saúde, de prevenção da hipertensão e diabetes, de orientação aos usuários e de vacinação para doenças imunopreveníveis.

Números – Nas edições anteriores do Governo Presente, a Sesau realizou 3.489 atendimentos. A primeira edição aconteceu na Região Agreste, em Arapiraca, beneficiando 1.371 pessoas. Na segunda edição, voltada para a população do Litoral Sul e Baixo São Francisco, 2.118 alagoanos foram atendidos na cidade de Coruripe.

Aedes aegypti – As ações educativas para o controle do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus, também serão desenvolvidas junto com os escolares. Os alunos vão participar de palestras e buscar possíveis criadouros na própria escola.

relacionadas

CIB