SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Projeto Samu nas Escolas faz palestra em escola do bairro do Vergel do Lago

Imprimir esta Notícia

IMG-20160604-WA0008

Texto: Arnaldo Santtos

Fotos: Arnaldo Santtos

Colaboração: Fátima Lima

Cerca de 100 alunos da Escola Estadual Álvaro Victor, localizada no bairro Vergel do Lago, participaram na última sexta-feira (3), das atividades do Projeto Samu nas Escolas. Os alunos fazem parte do Ensino Fundamental e estavam atentos às palestras das acadêmicas de Medicina, Enfermagem e de Serviço Social.

“O Projeto Samu nas Escolas é sucesso entre os alunos porque desperta a curiosidade sobre os serviços que prestamos e também porque eles aprendem muito sobre a importância do Samu, principalmente sobre o perigo que representam os trotes”, salientou o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado.

Para a diretora da Escola, Eliana Porto de Amorim, o projeto Samu nas Escolas chamou atenção dos alunos porque as informações foram passadas de forma dinâmica e lúdica. “Até a arrumação da sala repercutiu favoravelmente, as bancas foram afastadas pelos alunos e arrumadas em forma de círculo para facilitar o trabalho em grupo. A metodologia fez com que os alunos tivessem uma participaçãoIMG-20160604-WA0009 intensa”, comentou.

“Aprendi muito sobre o Samu e achei muito interessante os assuntos que discutimos. Agora sei como devem ser tratadas vítimas de engasgo, de queimaduras, quedas, fraturas e choque elétrico”, salientou Darlan de Jesus Santos, 13 anos. Ele disse também que ficou sabendo que “a quantidade de trotes é muita alta e que sua prática pode retardar o atendimento a quem realmente precisa, podendo resultar em mortes”, enfatizou.

Segundo Maria Goretti Bastos, assistente social do Samu Maceió, “o projeto Samu nas Escolas objetiva sensibilizar os adolescentes e jovens sobre os prejuízos causados pelo trote. Nesta escola tivemos uma excelente ação, pois todos os alunos e a coordenação estavam focados em alcançarmos este objetivo”, salientou.

relacionadas

CIB