SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau desenvolve sistema para notificar acidentes com produtos perigosos

Imprimir esta Notícia

6af46615deff38b1c9c211f29d4d1705_L
Repórter:
Fabiano Di Pace
Foto: Carla Cleto

Criado para garantir mais segurança e informações sobre acidentes com produtos químicos, o Sistema de Informação de Acidentes com Produtos Perigosos foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta sexta-feira (17).

O treinamento dos técnicos da Defesa Civil Estadual, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) ocorreu na Sala de Informática da pasta, no bairro Jaraguá, em Maceió.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Sesau, Elisabeth Rocha, o sistema vai registrar todas as informações em caso de acidentes com produtos químicos.

“Serão registrados dados sobre o produto utilizado, empresa ou órgão responsável pelo transporte, se houve vítimas por exposição à substância e danos ambientais causados”, explicou.

Elisabeth ressaltou que, por meio das informações do Sistema de Informação de Acidentes com Produtos Perigosos, será possível identificar que regiões são mais sensíveis a acidentes. A gerente lembrou que, através de informações precisas, os gestores públicos podem desenvolver políticas mais eficazes e capazes de garantir mais segurança à população.

O sistema foi desenvolvido pelos técnicos da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin) da Sesau. “A iniciativa e desenvolvimento deste sistema pela gestão estadual da saúde marca a determinação na busca por uma nova Alagoas, com uma administração responsável e empenhada na saúde, no meio ambiente e, consequentemente, na segurança dos alagoanos”, destacou Elisabeth Rocha.

relacionadas

CIB