Profissionais do Samu discutem simulado para o dia do socorrista

Repórter: Arnaldo Santos
Repórter Fotográfico: Arnaldo Santtos

Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Braskem se reuniram no Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió, para discutir a comemoração do Dia do Socorrista, 11 de julho.

A proposta é realizar um simulado de atendimento com múltiplas vítimas (colisão carro x carro, onde haja uma explosão com um deles que usa GNV). A previsão é que o simulado ocorra no estacionamento de Jaraguá, na Avenida da Paz, em Jaraguá.

“Essa integração entre as entidades ligadas ao atendimento pré-hospitalar, como o Corpo de Bombeiros e Samu, além das demais entidades, como Defesa Civil Estadual e Municipal é fundamental para que numa ocorrência real os profissionais possam realizar um trabalho qualificado e possa reduzir, ao máximo, as seqüelas que os pacientes possam sofrer”, destacou o Supervisor do Samu, Lucas Casado.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu, enfermeira Patrícia Castro, um dos objetivos principais do evento é treinar os socorristas em um caso real com a participação das equipes que atuam no Serviço Aeromédico como também terrestre, ou seja, através dos profissionais que atuam nas Unidades de Suporte Avançado (USA) e Unidades de Suporte Básico (USB), além das motolâncias.

Entidades como Hospital Geral do Estado (HGE), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar deverão também participar do evento.