Sesau disponibiliza Cartilha de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde

Atendimento de paciente em UBS_foto Carla Cleto (1)

Foto: Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde por intermédio da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas disponibiliza nesta segunda-feira (27), a Cartilha Informativa – Gestão de Trabalho e Educação em Saúde para as Secretarias Municipais.

O Material foi produzido especialmente para os gestores das Secretarias Municipais de Saúde e suas equipes de trabalho correspondentes a Gestão de Pessoas, informou a assessora técnica, Emily Carvalho, responsável pela área.

Em 2013, após uma pesquisa de diagnóstico realizada pela Assessoria aos Municípios da GEVP foi identificado que apenas 30% das secretarias municipais possuem uma área de Recursos Humanos e ou Gestão de Pessoas. A partir desse diagnóstico deu-se início à disseminação do conhecimento a respeito do tema por meio de seminários que aconteceram de 2014 a 2015, em todas as regiões de saúde.

“Realizado os seminários percebemos que podíamos fazer um pouco mais, daí surgiu a ideia da cartilha como um material a mais que viesse a auxiliar os gestores e suas equipes a fazer gestão do trabalho e educação e saúde. A intenção é que esse material  seja mais interativo, didático e de fácil compreensão”, acrescentou Emily.

A Cartilha – explica de forma didática sobre os três eixos que norteiam a Política de Gestão do Trabalho da Educação em Saúde: a gestão de trabalho em saúde, a gestão da educação em saúde e a qualidade do trabalho e da humanização da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atende também a uma das metas da GEVP no Plano Estadual de Saúde (2016-2019), no que tange a ação de Estruturar nos Municípios uma área responsável pela Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. “A Expectativa de todo esse trabalho é que os municípios façam a adesão à proposta de estruturar o setor, porque com o RH organizado e servidores valorizados, a população vai ser beneficiada”, pontuou Robson José da Silva gerente da GEVP.

Cartilha GTES_Comunicação