SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Núcleos de Controle do Tabagismo ajudam fumantes a deixar o vício

Imprimir esta Notícia

????????????????????????????????????

Repórter: João Victor Barroso

Fotos: Olival Santos
O número de fumantes em Alagoas tem diminuído sensivelmente nos últimos anos. Em 2015, o Ministério da Saúde apontou que 7% dos alagoanos se declararam fumantes, já em 2014 esse percentual era maior, de 7,2%. Para garantir que os números de usuários de tabaco continuem caindo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem implantado os Núcleos de Controle do Tabagismo nos municípios alagoanos. O último deles ocorreu esta semana, em Teotônio Vilela.

Os núcleos possuem uma sala reunindo semanalmente, em grupo, entre 10 e 15 fumantes para que possam receber o tratamento através de uma abordagem cognitiva comportamental e por meio de discussões os usuários possam trocar experiências.

????????????????????????????????????

De acordo com a coordenadora do programa de controle de tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a secretaria tem apoiado os municípios que solicitam a implantação dos núcleos com capacitações técnicas, além de realizar visitas periódicas para avaliar o andamento das atividades. “É importante essa integração entre o estado e as prefeituras, porque através das capacitações os profissionais conhecem a abordagem utilizada nas reuniões e aprendem como lidar com os pacientes”, explicou Teixeira.

O município que tiver interesse em implantar o núcleo de controle do tabagismo basta fazer solicitação para a Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento o estado conta com 10 núcleos nos municípios de Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre e Messias. O próximo núcleo a ser inaugurado será no município de Piaçabuçu no dia 21 de julho.

relacionadas

CIB