SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Importância da Vigilância Sanitária é tema de seminário em Maragogi

Imprimir esta Notícia

 

vigi 2

Repórter: Josenildo Törres

Fotos: Divulgação

A importância da Vigilância Sanitária foi tema de um seminário realizado em Maragogi. O evento, que ocorreu no Space Fest, no centro da cidade, celebrou o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído em 5 de agosto, por meio de Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015.

Durante o evento foram destacadas as atribuições da Vigilância Sanitária de Maragogi, que atua em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual. Segunda a coordenadora da Vigilância Sanitária de Maragogi, Roseane Pinto, as atividades da vigilância sanitária foram estruturadas no Brasil entre os séculos XVIII e XIX, tendo como finalidade evitar a propagação de doenças nos agrupamentos urbanos que estavam surgindo.

vigi 1

“No Brasil, o processo de criação de instituições voltadas para a saúde iniciou-se com a chegada da corte portuguesa, em 1808. À época, começaram a ser desenvolvidas ações de controle sanitário dos produtos a serem comercializados e consumidos, e também dos estabelecimentos comerciais; de combate à propagação de doenças, principalmente as epidêmicas”, ressaltou.

Roseane Pinto destacou que o principal papel da Vigilância Sanitária de Maragogi é promover a proteção à saúde da população, por meio do controle sanitário. “Esse controle deve ocorrer desde a produção, fabricação, embalagem, fracionamento, reembalagem, transporte, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos e serviços”, enfatizou.

relacionadas

CIB