SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Saúde vai lançar primeiro Portal do Cidadão em Alagoas

Imprimir esta Notícia

????????????????????????????????????

Repórter: Fabiano Di Pace
Foto: Carla Cleto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai lançar, no dia 1º de setembro, o Portal do Cidadão. A nova ferramenta é o primeiro portal voltado para o  Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas e reforça o compromisso da gestão estadual em incentivar a cidadania e o controle social dos gastos públicos.

O portal foi produzido para evidenciar a Lei de Acesso à Informação, trazendo uma linguagem cidadã, de fácil acesso e entendimento para os usuários do SUS. Com isso, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, salienta que ele vai facilitar o acesso a dados da saúde.

De acordo com Rozangela Wyszomirska, a Lei de Acesso à Informação – 12.527/2011 – é essencial, pois garante ao cidadão a obtenção de dados relacionados à aplicação do dinheiro público. “O cuidado e o uso correto das verbas públicas são valores importantes para o crescimento e evolução da assistência pública de saúde em Alagoas. Com o lançamento do portal, a Sesau abraça o seu compromisso de estimular o poder do cidadão, como força social transformadora”, explicou a gestora.

De acordo com a assessora de Transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o portal vai permitir a obtenção de informações sobre o uso dos recursos estadual e federal, destinados à saúde, além de receitas e despesas, como transferências feitas através de convênios com municípios e entidades privadas. “Todo o cidadão poderá acompanhar onde é aplicado cada recurso da saúde no município e no Estado. O portal foi produzido de forma educativa, com uma linguagem acessível e de fácil interação”, explicou a assessora.

O portal também vai dispor de informações sobre gastos com funcionários, incluindo salários, gratificações e diárias. “Todos os gastos públicos com a saúde estarão disponibilizados para consulta pública. Com isso, Alagoas avança no combate à corrupção e eficiência dos gastos públicos, além de promover e incentivar o cidadão a participar e conhecer os seus direitos no SUS”, ressaltou o assessor técnico do setor de Transparência, Allan Duarte.

Links

No portal também estarão listados todos os serviços disponibilizados pela Sesau, além de links para órgãos ligados à saúde e informações sobre promoção da saúde, a exemplo de primeiros socorros, prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e dicas nutricionais.

Rita Bitencourt ressaltou que todas as unidades de saúde estarão contidas no portal, com informações sobre os serviços prestados e endereço. “O portal atuará não apenas como um site de consultas de valores, mas, também, como um ponto de informações relativas à saúde e bem estar de todos”, reforçou a assessora de Transparência.

relacionadas

CIB