SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau implantará protocolo para acidentes com material biológico

Imprimir esta Notícia

reuniao-na-suvisa-sobre-acidentes-com-exposicao-a-material-biologico-1-11-2016-foto-olival-santos-10

Repórter: Mônica Lima

Repórter Fotográfico: Olival Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá implantar, até o final deste ano, o Protocolo de Atendimento aos Casos de Acidentes com Risco de Material Biológico. Para isso, uma comissão foi constituída nesta terça-feira (1º), durante reunião com a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, e técnicos dos Hospitais Geral do Estado (HGE), Hélvio Auto, Ib Gatto Falcão, entre outros.

Nas unidades de saúde e nos hospitais, conforme destacou Cristina Rocha, acidentes com material biológico ocorrem com frequência, principalmente entre os profissionais de saúde e estudantes que fazem estágio nesses locais. Por isso, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, é necessário criar um protocolo para regulamentar o atendimento às vítimas desse tipo de acidente.

“A ideia do protocolo é regulamentar o atendimento aos profissionais e estagiários que sofrerem acidentes, indicando o que deve ser feito, avaliar a gravidade e buscar o paciente-fonte, que pode ter afetado o profissional”, diz a superintendente. Ela acrescentou que, após terem conhecimento dos acidentes, será realizado um atendimento adequado para reduzir os casos de infecção pelo HIV/Aids e Hepatites B e C.

relacionadas