SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Militares e reeducandos são treinados para combater o Aedes aegypti

Imprimir esta Notícia
sesau-capacita-reeducandos-no-combate-a-dengue-foto-carla-cleto
Texto: João Victor Barroso
 Fotos: Carla Cleto
Em continuidade à capacitação para formação de uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti, 50 policiais militares e 30 reeducandos do sistema prisional foram treinados para atuar na identificação de criadouros do mosquito vetor da dengue, zika e chikungunya.

A ação, executada por supervisores de endemias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ocorreu nesta terça-feira (29), no Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), no bairro Farol, em Maceió.

sesau-capacita-reeducandos-no-combate-a-dengue-foto-carla-cleto-8

A força-tarefa será formada por 60 soldados do Exército Brasileiro, 50 alunos do Curso de Formação da Polícia Militar, 50 militares do Corpo de Bombeiros e 30 reeducandos do sistema prisional. A execução das ações será colocada em prática nesta sexta-feira (2), durante o Dia D de Combate ao Aedes aegypti, que irá ocorrer em Maceió, nos bairros Jaraguá, Centro, Farol e Cidade Universitária.

O supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Prótasio, adiantou que serão vistoriados prédios públicos, escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicada (Cepa) e as áreas externas dos prédios. “Os integrantes da força-tarefa serão divididos em grupos com 10 pessoas, sendo supervisionadas por agentes de endemias”.

O diferencial desse treinamento é a presença dos reeducandos, que, além de desenvolverem essa atividade de reinserção, estarão aptos na identificação de possíveis locais de proliferação do mosquito. “Com isso, segundo Paulo Protásio, eles poderão atuar corretamente em cada situação e, dessa forma, reduzir a população do mosquito”, destacou o supervisor.

Para o capitão Silva Melo, coordenador-geral de combate ao mosquito Aedes aegypti da Defesa Civil Estadual, o treinamento pode ser considerado simples, mas é de extrema importância para o enfrentamento do mosquito, cuja proliferação aumenta nesta época do ano.

sesau-capacita-reeducandos-no-combate-a-dengue-foto-carla-cleto-3

Governo Presente

As ações do Dia D de Combate ao mosquito também acontecerão nas cidades de Junqueiro, Boca da Mata, Campo Alegre e Teotônio Vilela, durante a 5ª edição do Governo Presente, nesta sexta-feira (2).

relacionadas

CIB