Governador e secretária de saúde visitam UPA em São Miguel dos Campos

upa1

Repórter: Fabiano Di Pace
Fotos: Olival Santos

Em São Miguel dos Campos, foi realizada, neste sábado (03), com participação do governador Renan Filho e da secretária estadual de Saúde Rozangela Wyszomirska, uma visita técnica a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de São Miguel dos Campos.

“A UPA presta um serviço essencial no atendimento emergencial não apenas da cidade de São Miguel dos Campos, mas de todos os municípios circunvizinhos”, afirmou a secretária.

Na ocasião, a gestora da Saúde estadual ressaltou os investimentos do Estado na criação e qualificação de uma rede de urgência e emergência. “Com uma visão regionalizada da Saúde pudemos capacitar equipes e auxiliar na construção de uma infraestrutura importante em toda Alagoas”, explicou Rozangela Wyszomirska.

Rozangela destacou que com a aplicação, estímulo e organização da regionalização da Saúde pode-se organizar melhor o fluxo de atendimentos, além de propiciar mais conforto e bem-estar para os pacientes.

upa2

“Com a regionalização os pacientes não precisam se deslocar para grandes centros de referência em cidades como Maceió e Arapiraca e podem ter acesso à assistência mais próxima a seus domicílios. Isso melhora a qualidade de vida da população e diminui o excesso de demanda em unidades como o Hospital Geral do Estado e Unidade de Emergência do Agreste”, explicou a secretária.

A gestora lembrou, ainda, que a assistência à saúde depende de todos os seus agentes para ser efetiva. “Os gestores, profissionais e a população devem sempre atuar em parceria para garantir uma assistência eficaz a todos os cidadãos”, declarou.

Ainda como parte do Governo Presente foram realizadas ações da Arena da Cidadania, nas cidades de Teotônio Vilela e Campo Alegre, com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, imunização (DT e hepatite), realização do teste do olhinho, teste rápido de hepatites e HIV, emissão do cartão do SUS e ações de prevenção à dengue, zika, vírus e chikungunya.

upa3