SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre o consumo de gelo

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace
Fotos: Carla Cleto

Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de frequentadores na orla marítima, a Vigilância Sanitária Estadual alerta que é necessário adotar alguns cuidados com o consumo de gelo.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Bezerra, o gelo que é utilizado para consumo humano, colocado para diluir ou gelar bebidas, deve ser sempre feito a partir de água potável.

“O gelo deve ter sua origem conhecida e ser manuseado sem o contato direto das mãos para manter sua segurança”, explicou Bezerra.

Já o gelo utilizado para refrigeração de latas e alimentos não deve ser utilizado para consumo. “O gelo ao entrar em contato com o isopor ou as latas, mesmo que seja filtrado, torna-se impróprio para utilização juntos às bebidas”, ressaltou.

Para o comerciante da praia de Pajuçara Diógenes Egídio esse cuidado é importante para manter a boa saúde de seus clientes. “Sempre adquiro o gelo na fábrica e alerto que ele não pode ser misturado às bebidas, pois é um produto apenas para refrigeração”, salientou. 

Paulo Bezerra lembrou, ainda, que no verão é sempre importante que as pessoas, especialmente crianças e idosos mantenham-se hidratados. “Ingerir muita água é importante, já que além de hidratar, ela ajuda a transportar vitaminas hidrossolúveis”, destacou Bezerra.

relacionadas

CIB