SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Médicos e enfermeiros de 16 municípios são capacitados sobre Febre do Mayaro

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sequenciou, nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), o ciclo de aprendizagem para diagnóstico e tratamento da Febre do Mayaro. Desta vez foram capacitados os enfermeiros e médicos da II e V Regiões de Saúde de Alagoas.

Na quinta-feira (12), o treinamento ocorreu em Maragogi, para os municípios da II Região de Saúde, formada por São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz do Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe.

Nesta sexta-feira (13), a capacitação foi realizada em São Miguel dos Campos, com profissionais que atuam na V Região de Saúde, composta pelos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Junqueiro e Teotônio Vilela.

De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo Estadual de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, Núbia Lins, as capacitações são uma forma importante para a preparação da Rede de Atenção à Saúde. “Não existe nenhum caso relatado de Febre do Mayaro em Alagoas. Porém, é importante que os profissionais de saúde estejam prontos para a identificação e tratamento dessa doença”, ressaltou a técnica.

A doença

A Febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), por meio do mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue, zyka e chikungunya. “A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito. A população deve estar alerta e deixar tampados todos os reservatórios de água, como caixas d’água, tambores, latões e cisternas. Também é importante manter tampadas as lixeiras e não deixar acumular água em latas, embalagens de plástico, copos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores e garrafas”, salientou.

Continuação

O curso continua na próxima quinta-feira (19), em Arapiraca, onde serão capacitados os técnicos de Taquarana, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Feira Grande, Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Traipu, Girau do Ponciano, Belo Monte, Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro, que compõem a VII Região de Saúde.

O ciclo de capacitações será concluído na sexta-feira (20), em Coruripe, com os técnicos que atuam nas cidades de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás. “Após o dia 20, todos os 102 municípios alagoanos estarão preparados para o diagnóstico e tratamento da Febre do Mayaro”, reforçou Núbia Lins.

relacionadas

CIB