SESAU E MUNICÍPIOS TRAÇAM REFORÇO DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) debateram a estratégia de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti com coordenadores de vigilância em saúde e da atenção básica das 102 cidades alagoanas. Foi o Primeiro Encontro Temático sobre Vigilância em Saúde, promovido nesta segunda-feira (13) pelo Cosems no auditório do Conselho Regional de Medicina, no bairro do Pinheiro. Além das ações cotidianas que devem ser adotadas diariamente, a preocupação com o mosquito aumenta durante o Carnaval, uma vez que muitos municípios registram crescimento populacional do vetor durante os quatro dias de folia. Diante dessa realidade, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Cristina Rocha, há possibilidade de haver o aumento dos criadouros do Aedes aegypti e, consequentemente, o aumento dos casos das doenças transmitidas por ele. “Com uma maior circulação de pessoas nas cidades, principalmente onde há tradição carnavalesca, também aumenta a quantidade de lixo que fica a céu aberto, como copos plásticos, garrafas pets e outros. Esses locais são propícios para a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar com as ações de conscientização com os cidadãos, porque sabemos que as pessoas bem informadas estão preparadas para por em prática as ações preventivas”, disse a superintendente da Sesau.

Redação: João Victor Barroso/Raimundo Gomes

Em 13-2-17