SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Gestores da Rede de Atenção às Urgências de AL serão qualificados

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Olival Santos

Garantir um acolhimento humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com este intuito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (21), no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Farol, em Maceió, um seminário de apresentação do Projeto Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências.

A ação ocorreu em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). A Rede de Atenção às Urgências é composta por diversos setores de saúde públicos, entre eles, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os hospitais públicos com atendimentos de urgência e emergência.

“Por meio desse curso iremos integrar todas essas áreas e, articular em conjunto, ações para que a população assistida pelo SUS possa ser atendida mais rápido, de forma segura e no tempo certo, principalmente nas situações de urgência e emergência”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Rogério Barboza.

O projeto de formação será ministrado por docentes e especialistas do Hospital Oswaldo Cruz, com encontros presenciais e atividades de campo, que darão um suporte à distância. Por meio dele, após seis meses será construído um plano de ações.

“Nesse primeiro encontro, mostramos as diretrizes de como cada componente da RAU deve atuar para desenvolver um plano de ação”, disse Andreza Hamada, gerente de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O plano será desenvolvido com a ajuda dos profissionais do hospital. Sua elaboração dar-se-á por meio do mapeamento das necessidades de cada equipe e apresentando a realidade de cada localidade em Alagoas. .

Para Pamela Diana, referência técnica para os projetos do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do SUS do Ministério da Saúde, com a parceria firmada entre a Sesau, o MS e o Hospital Oswaldo Cruz “iremos qualificar os gestores que estão à frente de cada setor da Rede de Urgência e Emergência, para fortalecer e trazer melhorias para todo o sistema de saúde. Além da implantação de Núcleos Regionais de Educação em Urgências, para a educação permanente dos profissionais de saúde”, afirmou.

Estiveram presentes no seminário, Rodrigo Buarque, diretor Financeiro do Cosems/AL, Silva Melo, capitão da Defesa Civil do Estado, além de representantes do Corpo de Bombeiros e de gestores municípios alagoanos. Para a capacitação, serão disponibilizadas 120 vagas para as lideranças municipais que fazem parte da RAU.

relacionadas

CIB