SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Servidoras são agraciadas com massagem terapêutica em homenagem ao mês das mães

Imprimir esta Notícia

Repórter: Marcel Vital

Repórteres Fotográficos: Carla Cleto e Olival Santos

Em homenagem ao mês das mães, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo sessões de massagens terapêuticas para as servidoras de suas unidades de saúde até o próximo dia 19. A ação está ocorrendo em parceria com a empresa Procorpofisio, que está disponibilizando massagem em shiatsu e uma plataforma de massagens fisioterapêuticas, além de uma cinta massageadora para drenagem linfática.

O massoterapeuta, Cristiano Martins, alertou sobre a importância de exercícios como esse para o benefício à saúde das servidoras. “A maioria dessas servidoras trabalha muito tempo sentada, outras estão sedentárias. Quando recebem estas massagens, acabam ficando mais relaxadas, com sensação de bem-estar e voltam para o trabalho mais revigoradas”, disse, acrescentando que é importante as servidoras continuarem tendo cuidado com o corpo durante o trabalho.

Segundo ele, as massagens relaxantes são tratamentos que usam as mãos ou aparelhos simples. Todo o tipo de massagem relaxante tenta promover o relaxamento muscular e combater o estresse. “A maioria deles libera um hormônio chamado ocitocina que combate a tensão muscular, o estresse, ajuda o intestino e baixa a pressão arterial. Em geral, todos os tipos de massagens, fazem de alguma forma parte das massagens relaxantes, considerando que o relaxamento muscular é uma das características mais comuns nas terapias de massagem”, explicou.

Na avaliação do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, momentos como esse são necessários para promover a integração da equipe e valorizar as servidoras. “Eu costumo dizer que o nosso local de trabalho é a nossa grande família, onde, muitas das vezes, passamos mais horas aqui do que em nossa própria casa. Por isso, da importância dessas mulheres se sentirem bem e cada vez mais motivadas. Vamos fazer com que outros eventos aconteçam e esperamos que sejam recebidos pelas servidoras como uma sincera forma de agradecê-las pelo trabalho que elas desempenham com dedicação, todos”, afirmou, enquanto recebia uma massagem elétrica anti-estresse. 

Para a assessora Técnica da Sesau, Cristiane Oliveira, a ação tem o intuito de prestigiar, homenagear e emocionar as servidoras. “Essa é um data que inspira relações de carinho. Portanto, nós homenageamos essas servidoras, que desempenham vários papéis na sociedade, não só no campo profissional, mas também influenciam valores e crenças. As mães têm uma forte influência na formação do caráter de seus filhos e essa extensão é dada desde que eles são ainda bem pequenos. Elas, com seus atos amorosos e carinhosos, influenciam através de seu bom exemplo e fazem com que suas crianças se sintam seguras e prontas para crescerem e fazerem boas escolhas”, ressaltou.

A servidora Ana Paula Aquino contou que o trabalho muitas vezes se torna exaustivo, pois passa muito tempo sentada, e geralmente não tem a postura correta ao digitar, sentido muitas dores musculares, principalmente na lombar. “Como ficamos muito tempo na frente do computador, qualquer exercício para relaxar sempre será importante”, ressaltou a servidora, que é mãe de dois filhos, de 15 e 20 anos, lotada no Setor de Protocolo da Sesau.

Já a servidora Eucenia Alves, 45 anos, que é mãe de dois filhos, de 17 e 7 anos, ficou satisfeita com a iniciativa. “Achei as sessões fantásticas. Eu fiz massagem nos pés e na coluna. Seria bom se tivesse com mais frequência, por meio de um convênio, por exemplo. Trabalhamos muito em casa e no trabalho, e é importante relaxar um pouquinho para ter um bem-estar maior”, disse.

relacionadas