Samu Arapiraca realizou mais de 1.200 atendimentos de trânsito

Repórter: Arnaldo Santtos

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

No primeiro quadrimestre deste ano o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais 1.200 atendimentos de trânsito nos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Os dados são do Setor de Arquivo Médico e Estatístico (Same) da Central de Regulação de Urgências Médicas da Regional Arapiraca.

Na região, o maior índice de acidentes de trânsito está relacionado à queda de moto, com um total de 470, seguido por colisões entre carro e moto, 242 ocorrências. Em terceiro lugar, surgem as colisões entre motos, totalizando de 136 casos.

Segundo o assessor técnico do Samu Arapiraca, Fabiano Lúcio de Almeida, “os dados estatísticos refletem o quadro epidemiológico dos agravos de trânsito da região, onde as motocicletas se apresentam como um dos principais meios de transporte. A sua utilização inadequada, sem o uso dos equipamentos de proteção, como capacete, luvas e outros equipamentos, além de condução irresponsável, têm gerado danos e sequelas a população”, salientou.

Além do uso adequado do capacete, o respeito às leis de trânsito, especialmente à direção defensiva e o respeito ao pedestre, são posturas essenciais a todos os condutores no dia a dia no trânsito, destacou Fabiano Lúcio de Almeida. Ainda de acordo com ele, “o Estado tem realizado a sua parte, mediante campanhas educativas, a exemplo das realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Mas é preciso que a população se conscientize que a melhoria do trânsito começa com a educação para a convivência social”, ressaltou.