SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Dia D Governo Presente leva ações de promoção da saúde para Quebrangulo

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Olival Santos

Quando Maria Caetano de Souza soube que a 11ª edição do Dia D Governo Presente seria realizada no município de Quebrangulo, nesta quinta-feira (25), levou sua filha, Maria Vitória de Souza, para submetê-la a uma avaliação médica. Assim como ela, diversos quebrangulenses também foram contemplados com diversos serviços de saúde durante todo o dia, na Escola Municipal Mirta Correia, no Centro da cidade.

“Minha filha está com um cisto na mão há mais de um ano e sempre tivemos dificuldades para marcar com um especialista. Esse Governo Presente veio em boa hora, porque a Maria Vitória sempre reclama de dores no local”, disse Maria Caetana de Souza, que trabalha como agricultora na zona rural de Quebrangulo.

 

O médico Gustavo Nascimento, coordenador do Setor de Ortopedia do Hospital Geral do Estado (HGE), disse que a menina vai precisar fazer uma cirurgia para a retirada do cisto.  “A Maria Vitória tem um cisto sinovial grande e que teve uma evolução rápida. Por isso, ela será encaminhada para uma unidade hospitalar de Palmeira dos Índios ou de Arapiraca, junto com os outros casos ortopédicos com indicação cirúrgica”, afirmou o ortopedista, durante as consultas realizadas.

O secretário executivo de gestão interna da Sesau, Ediberto Omena, ressaltou que os exames de ortopedia, oftalmologia e cardiologia foram disponibilizados para suprir uma carência no município. “Com essas consultas, estamos detectando casos graves nessas três especialidades, e indicando unidades de referência para que a população possa iniciar o tratamento imediatamente, evitando complicações futuras”, informou.

Outro morador da cidade de Quebrangulo, Antônio Andrade Gomes, 60 anos, também esteve na arena da saúde. “Aqui eu pude fazer o teste de glicemia, aferir minha pressão arterial, tomei as vacinas contra gripe, difteria, tétano e hepatite B, e ainda fiz o teste rápido de HIV e Sífilis”, contou o açougueiro, ao afirmar que irá mudar alguns hábitos alimentares, uma vez que sua pressão arterial estava um pouco elevada.

Outras ações de prevenção à saúde foram disponibilizadas para a população do município, como exames de citologia para a prevenção do câncer de colo de útero. Também durante o Dia D do Governo Presente, técnicos da Sesau alertaram a população para o combate do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, mostrando as fases de desenvolvimento do inseto.

relacionadas