SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Projeto “Como está a sua saúde?” chega ao Samu Maceió

Imprimir esta Notícia

Repórter: Arnaldo Santtos

Repórteres Fotográficos: Arnaldo Santtos e Olival Santos

Durante esta terça-feira (13) servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram do Projeto Como está a sua saúde? da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Como o próprio nome indica, o projeto tem o objetivo de fazer com os servidores possam refletir e cuidar de si mesmos.

Para isso, uma equipe de profissionais e acadêmicas de enfermagem da Faculdade Seune fizeram uma série de atividades para os servidores, dentre elas, verificação de pressão arterial, aferição do nível de glicemia, massagem relaxamento e orientações sobre alimentação saudável, respiração adequada, relaxamento mental. Todas as atividades fazem parte da disciplina Práticas Integrativas do terceiro período de enfermagem.

De acordo com a professora titular da disciplina, Elza Duarte, as atividades se propõem a oferecer atendimento individual e em grupo para pessoas que desejam saúde e bem-estar por meio de tratamentos não medicamentosos.  “Para que isso aconteça, segundo ela, a pessoa é orientada a praticar atividade física, cuidar dos pensamentos e emoções, comer alimentos variados e saudáveis (naturais), beber bastante água, aprender a dizer não, aprender a construir alternativas (quando tiver numa crise), comunicar-se adequadamente, praticar o perdão, cultivar amizades e priorizar as terapias naturais”, salientou.

Depois que os servidores passaram pelo exame de glicemia e verificação de massa corporal, massagem nas mãos e corpo,  e outras atividades, a médica do trabalho da Sesau faz  uma avaliação rápida de como o servidor está e como ele pode melhorar a saúde. “Caso seja necessário, encaminhamos o servidor para outros profissionais para complementar os cuidados da saúde dele”, informou a médica Josane Albuquerque .

Para a Coordenadora de Gestão de Pessoas do Samu Maceió, Tatiana Maria, o objetivo principal do Projeto Como Está sua saúde? é promover uma maior qualidade de vida àqueles que cuidam dos usuários do SUS. “As ações do projeto condensam a importância do cuidar da saúde do trabalhador e o projeto visa prevenir doenças e demais problemas que possam surgir no ambiente de trabalho”, salientou.

relacionadas