Projeto Samu nas Escolas é reativado pela Central de Arapiraca

Repórter: Arnaldo Santtos

Fotos: Divulgação

Equipe de profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Regional Arapiraca esteve na Escola Estadual Aurino Maciel, no município de Arapiraca, retornando as atividades do Projeto Samu nas Escolas.

O Projeto Samu nas Escolas é uma estratégia educativa utilizada para conscientizar crianças, adolescentes e jovens quanto a importância do Samu na nos atendimento às urgências e emergências, e principalmente no combate e prevenção a prática dos trotes aos serviços de emergências como o Samu, Bombeiros, Polícia e Defesa Civil, salientou Fabiano Lucio, assessor técnico do Samu Regional Arapiraca.

O Projeto esteve suspenso no segundo semestre de 2016, porque a equipe do NEP estava focada nas atividades de capacitação das equipes técnicas das Unidades de Suporte Básico (USB), Unidade de Suporte Avançado (USA), das motolância  e da Central de Regulação Médica, além das Bases descentralizadas, comentou o assessor técnico do Samu Regional de Arapiraca, Fabiano Lucio.

De acordo com o Fabiano Lúcio, a equipe do NEP está discutindo outras formas de conscientização da população no ambiente escolar, adequando a estratégia do Samu nas Escolas às diversas faixas etárias.

“Em todas as faixas etárias há a ênfase sobre a importância do Samu de não se praticar o trote, mas dependendo da faixa etária, a equipe pode adequar o conteúdo e as ferramentas pedagógicas que serão utilizadas. Enquanto que para adolescentes e jovens, será trabalhado as questões referentes à postura quanto a situações de engasgo, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, entre outros, para as crianças menores, o foco é a não realização do trote”, afirmou o assessor técnico.

No planejamento de 2017, o Projeto Samu nas Escolas retornou ao Plano de Ação da Regional de Arapiraca. A meta é conscientizar adolescentes de todas as escolas da rede estadual do município de Arapiraca neste ano, destacou a enfermeira do NEP, Larissa Amorim.