Servidores são sensibilizados para preparação da aposentadoria

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O tempo da aposentadoria pode ser uma oportunidade para se descobrir e reinventar. Esse foi o convite à reflexão do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) aos seus servidores efetivos, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quarta-feira (5), no auditório Arthur Ramos, localizado na sede de órgão.

Durante o evento, os servidores puderam obter informações adequadas sobre o processo de aposentadoria. Também foram estimulados para a capacidade que cada um possui de definir suas metas nesta nova etapa de vida, além de serem orientados a enfrentar os possíveis problemas que por ventura a aposentadoria não planejada pode trazer.

Segundo Luzia Prata, responsável pelo Setor de Humanização da Sesau, a sensibilização conseguiu atingir os objetivos propostos e as expectativas iniciais. Isso porque, segundo ela, os servidores participaram ativamente durante as práticas, demonstrando interesse e curiosidade sobre os temas propostos.

“A angústia que o servidor tem sentido quanto à falta da informação oportuna e adequada para que ele possa fazer um planejamento de seu afastamento de trabalho é grande. Então, essa oportunidade foi importante para diminuirmos as dúvidas, porque eles têm uma ansiedade de conhecer, mas, também, de perceber as oportunidades de ganhos numa vida produtiva, onde possam estar gozando a aposentadoria com mais saúde e qualidade de vida”, destacou.

O PPA é uma iniciativa da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), atendendo as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), valorização do trabalho e do trabalhador. O Programa tem 40h e certifica o servidor público para que o mesmo tenha a progressão de letras, seja ela horizontal ou vertical.

Ele irá contemplar, ao todo, 35 servidores, com cinco módulos, sendo realizados em cinco encontros quinzenais, com duração de 8 horas por dia. As temáticas são as Direitos Sociais; Direitos, Deveres e Aspectos Jurídicos da Aposentadoria; Aspectos Psicossociais, Saúde e Qualidade de Vida; Planejamento Financeiro e Empreendedorismo; e Reconhecendo Sentimentos: “Um Olhar Sobre Mim”.

Desde que foi criado, em 2010, o grupo realizou sete oficinas de preparação para aposentadoria. Durante esta ação, os servidores participam de rodas de dinâmicas de grupo, rodas de conversa e atividade recreativas, em que o objetivo principal é a troca de experiências com colegas que também estão perto de se aposentar.

Eles também se informam sobre como fica a situação financeira e buscam alternativas para usar bem o tempo livre. As oficinas terão início em agosto e devem ser concluídas no final de setembro, e vão ser realizadas no Auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), localizado no bairro Pinheiro, em Maceió, das 8h às 16h.

Após a roda de conversa, os participantes preencheram um formulário para inscrição das oficinas, cuja finalidade foi descobrir o perfil de cada servidor. O cadastro também pode ser feito através do link: https://docs.google.com/forms/d/1Z3JcJo8ytepmY4Zpk0DWWPqIwDO3hR1RGVqPfDH8Ct0/edit, com prazo até a próxima segunda-feira (10).

Novo ciclo – Atenta a cada informação deste primeiro encontro, Ana Andrade, 49 anos, assessora técnica da Sesau, trabalha há 16 anos e acredita que chegou a hora dela se informar sobre a temática da aposentadoria. “Minha expectativa é conseguir aqui todas as informações que eu preciso para entrar com o pedido de aposentadoria, garantindo os meus direitos e também ter informações do que eu posso fazer depois que esse processo realmente acontecer”, disse.

A responsável técnica pela gerência Pré-Hospitalar, Cristina Calado, de 61 anos, disse que já há algum tempo pensa e planeja a aposentadoria, mas que conta com o PPA para novas perspectivas. “Para mim, estou considerando o PPA como uma assistência. É algo que vai guiar e orientar especialmente quem está sem muita direção para essas novidades”, ressaltou.