Hospital Regional do Norte atenderá mais de 7.700 pacientes por mês

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Anderson Moreira

Os alagoanos que vivem na região Norte do Estado terão um hospital referência para os atendimentos de urgência e emergência em traumato-ortopedia. Esse novo momento da saúde em Alagoas, que irá assegurar 7.763 atendimentos mensais, vai ocorrer com a construção do Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, cuja ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (17), pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Com esse novo equipamento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão acesso a atendimentos nas áreas materna e infantil, clínica e poderão fazer cirurgias de pequena e média complexidade. Além dos moradores de Porto Calvo, a nova unidade de saúde irá atender os moradores de Passo de Camaragibe, Maragogi, Japaratinga, Jacuípe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Porto de Pedras.

“Trata-se de um equipamento fundamental para estruturar a saúde pública da região Norte de Alagoas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O cidadão quer um tratamento de saúde decente e perto da sua casa. É isso o que o Governo do Estado está fazendo com a construção do Hospital Regional do Norte”, salientou Renan Filho.

De acordo com Christian Teixeira, titular da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), o Hospital Regional do Norte terá capacidade de realizar sete mil exames de diagnóstico complementares. “Essa unidade hospitalar, que irá contar com equipamentos modernos, vai estruturar a saúde na região, uma vez que será possível atender mais 160 mil alagoanos”, salientou, ao destacar que Porto Calvo foi escolhido para sediar o hospital por estar no Centro da Região Norte.

O prefeito do município, David Pedrosa, agradeceu ao Governo do Estado por ter escolhido Porto Calvo como o local para a construção da unidade hospitalar. “O Hospital Regional do Norte é um marco, pois irá proporcionar que as pessoas da região possam ser atendidas próximo de casa, sem a necessidade de se deslocar para a capital”, exaltou o gestor municipal, durante a assinatura da ordem de serviço da unidade hospitalar.

Estrutura – O Hospital Regional do Norte terá 110 leitos, divididos em UTI adulto, UCI neonatal, enfermaria canguru e nefrologia, em uma área construída de 8.729,63 m². A unidade foi licitada com um valor de R$ 29.865.062,07, que serão custeados pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). As obras tem um período previsto de 18 meses para a conclusão.

Em uma parceria entre a Sesau e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Calvo, foram disponibilizados diversos serviço de saúde durante a assinatura da ordem de serviço. Além de vacinas contra influenza, tétano e hepatite B, também foi possível realizar teste de glicemia e aferição da pressão arterial.