SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau inicia nesta quarta Programa de Preparação para Aposentadoria

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Imagens: Carla Cleto e Setor de Criação da Ascom Sesau

Os servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que estão nos últimos três anos do serviço público, terão informações sobre como devem conduzir o processo de aposentadoria. Para isso, a Gerência Executiva de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (Gevep) inicia nesta quarta-feira (2), às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro Pinheiro, em Maceió, a série de oficinas da 8ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

O evento será aberto pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira. A primeira oficina terá o tema “Direitos Sociais e Vivências Reais dos Aposentados”. Para isso, serão proferidas palestras sobre a Política Nacional do Idoso e a relação entre a melhor idade com o trânsito e com as mídias sociais.

De acordo com Luzia Prata, técnica responsável pelo Setor de Humanização da Saúde, além dos servidores que estão se aposentando pelo tempo de serviço, os profissionais que estão com idade da aposentadoria compulsória também participarão do programa. “Esses profissionais estão entrando em um novo ciclo de vida, depois de ter dedicado tantos anos no serviço público. Agora eles precisam ser orientados para não terem nenhum tipo de problema no processo de aposentadoria”, salientou.

Luzia Prata acrescentou que, em razão da orientação que irão receber durante as oficinas, os servidores serão incentivados a buscarem alternativas quando estiverem aposentados. “Isso porque, as oficinas irão mostrar que existem possibilidades de dar continuidade à vida, evitando a depressão e apostando em outros projetos, como o empreendedorismo”, salientou a técnica.

Ainda segundo Luzia Prata, ao final do programa, os servidores sairão com um certificado de 40 horas. “Com essa certificação, os profissionais irão somar esse quantitativo de horas no processo de mudança de letra, dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Sesau”, explicou.

As cinco oficinas contarão com a presença dos servidores do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemorrede de Alagoas, Unidade de Emergência do Agreste, Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), dos cinco Ambulatórios 24 Horas e da parte administrativa da Sesau.

As palestras e homenagens acontecerão até o mês de setembro, com atividades sendo realizadas por servidores da Sesau e do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Também serão facilitares, alunos da residência multiprofissional da Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) e profissionais do Sebrae Alagoas.

relacionadas