Sesau inicia Programa de Preparação para Aposentadoria

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Anderson Moreira

Planejar a aposentadoria é uma atitude importante, pensando em alternativas para manter a qualidade de vida quando esse momento chegar. Com esse intuito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (2), no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP), no bairro do Pinheiro, em Maceió, a primeira oficina da oitava edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

O evento contou com a presença de 40 servidores efetivos das unidades ligadas à Sesau, como o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Hospital Geral do Estado (HGE), Unidade de Emergência do Agreste, Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e dos cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió. Durante as oficinas do PPA, serão discutidos os direitos sociais, deveres e aspectos jurídicos, psicossociais, saúde e qualidade de vida na aposentadoria, além de incentivar o empreendedorismo e discutir sobre planejamento financeiro.

Ediberto Omena, secretário executivo de gestão interna da Sesau, agradeceu aos servidores que dedicaram tantos anos da vida para servir aos alagoanos. Ele salientou que o PPA é importante, porque irá auxiliá-los para que possam planejar suas aposentadorias.

“Esse momento é de preparação para esses servidores que estão perto de se aposentar ou até mesmo já passaram do tempo, mas continuam no batente. Aqui eles poderão tirar dúvidas sobre todo o processo de aposentadoria e descobrir quais as novas atividades que podem desenvolver para manter a saúde mental e física”, afirmou Ediberto Omena.

De acordo com Robson Silva, gerente de valorização de pessoas da Sesau, “os servidores serão orientados para encarrar esse novo ciclo com naturalidade. Eles irão saber se esse é o momento certo para a aposentadoria, além de se informar sobre a questão financeira com a adesão a aposentadoria”, disse.

Servidora Abnegada – Com 31 anos de serviços prestados em várias unidades de saúde da Sesau, Régia Peixoto, 55 anos, disse que sempre atendeu com carinho e atenção as pessoas que procuravam o setor da assistência social das unidades onde atuou. Após passar pelo II Centro de Saúde e Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, ela agora atua no Hemoal.

“Estou no Hemoal, mas ainda não penso em me aposentar. Sempre adiei esse momento, esperando os filhos entrarem na faculdade e arrumarem um emprego. Essas situações já chegaram, passaram e não tenho mais desculpas’ para adiar a aposentadoria”, salientou Regia Peixoto.

“Mas quando me imagino aposentada, sinto uma grande angústia, achando que não terei serventia para ninguém, mesmo depois de ter contribuído tanto com meu trabalho e sabendo que tenho muito para ajudar a população”, contou a assistente social.

A próxima oficina acontece no dia 16 de agosto, com o tema “Direitos, Deveres e Aspectos Jurídicos da Aposentadoria”. A ação vai ocorrer no auditório do CRP e as palestras serão realizadas nos meses de agosto e setembro.