SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Samu Maceió oferece avaliação bucal para servidores pais

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: João Victor Barroso

Em alusão ao dia dos pais, comemorado no próximo domingo (13), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizou profissionais de saúde bucal para fazer uma avaliação e orientação para os servidores. A ação aconteceu nesta sexta-feira (11), no pátio do Samu, em parceria com a empresa Uniodonto, que distribuiu kits de escovação.

“Nós não podíamos deixar essa data passar em branco aqui, pensando na qualidade de vida do nosso servidor, em especial para os pais que fazem o Samu, e nessa oportunidade escolhemos promover a saúde bucal. E com as orientações passadas, não vamos garantir uma melhor qualidade de vida, evitando caries, e prevenindo o câncer bucal, entre outras doenças”, afirmou Dárbio Alvim, supervisor do Samu.

As principais orientações dadas durante o evento foi sobre a maneira correta de escovar os dentes e a utilização de fio dental após qualquer refeição.  A dieta dos servidores também foi levada em consideração, já que certos alimentos podem causar cáries, e outros problemas dentários.

De acordo com a dentista, Vânia Chernichiarro, os principais casos encontrados durante a atividade foram doenças periodontais. “Quando encontramos esses casos aconselhamos aos pacientes a melhorar a escovação, já que essas doenças, como o tártaro e a gengivite, comprometem a sustentação dos dentes, que com o tempo e a falta de tratamento adequado, podem cair”, disse.

Servidores Beneficiados – Um dos servidores contemplado com a ação foi o servidor José Nogueira, pai de três filhos. Ele trabalha na Assessoria de Engenharia da Sesau e está no Samu há um ano. O servidor não lembra a última vez que tinha ido ao dentista, então aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação.

“O resultado da avaliação foi de que preciso melhorar a escovação, porque estou com risco de perder alguns dentes. Agora, sabendo disso, vou imediatamente procurar um dentista e fazer um tratamento da maneira correta”, disse José Nogueira.

Outro servidor beneficiado foi o condutor socorrista, Sidney Alexandre Barros, que está no Samu há 13 anos. “Uma ação como essa é muito importante para todos nós, que na agitação do dia-a-dia às vezes esquecemos de cuidar da nossa saúde, e agora estamos com o alerta ligado. Uma simples atitude, como uma melhor escovação, pode evitar doenças e prevenir até mesmo um câncer de boca”, salientou.

relacionadas