SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do Lacen é apresentado

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) foi apresentado nesta quinta-feira (17). O documento foi exibido em uma reunião no auditório do Setor de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em Jaraguá.

De acordo com o engenheiro do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da Sesau, Wilson Souza, o programa realiza uma avaliação dos riscos físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho. “São realizadas análises de todos os potenciais riscos, incluindo problemas ergonômicos, ruídos, temperatura e contato com materiais biológicos e químicos”, explicou o engenheiro.

Wilson Souza ressaltou que o Lacen possui características específicas, que devem ser levadas em consideração. “Existem riscos biológicos com o manuseio de microorganismos, além de setores que tratam com substâncias químicas”, ressaltou. 

O programa serve de base para a elaboração do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). “O documento é dinâmico e marca o compromisso da gestão estadual em zelar pela saúde de seus servidores”, destacou Robson Silva, que responde pela Gerência Executiva de Gestão de Pessoas da Sesau.

O programa foi entregue para Juliana Cavalcanti, que representou a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e o Lacen/AL. “Segurança é essencial para a realização de qualquer trabalho, especialmente uma missão que envolve o cuidado com materiais biológicos e trabalha sem cessar para garantir uma estrutura laboratorial digna para o povo alagoano”, reforçou.

relacionadas

CIB