SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau garante consultas cardíacas e ortopédicas em Capela

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Anderson Moreira

De Capela – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu consultas cardiológicas para centenas de crianças do município de Capela. Ação ocorreu durante o segundo dia do Governo Presente do Vale do Paraíba, realizado nesta sexta-feira (1º), no Centro da cidade.

Médicos do Programa Coração de Estudante realizaram uma triagem para a detecção de cardiopatias congênitas em crianças entre dois e cinco anos. Também durante a ação, foram prestadas orientações para os pais sobre problemas que podem afetar crianças menores de um ano.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, destacou a importância do Programa Coração de Estudante para os alagoanos. Isso porque, segundo o gestor, ele “proporciona saúde de qualidade para o povo, com profissionais qualificados e recursos tecnológicos de última geração”, salientou.

Nos casos em que foram encontrados algum sinal ou sintoma característico de cardiopatias, os pequenos foram encaminhados para a Casa do Coraçãozinho, em Maceió. Na capital alagoana, eles irão passar por consultas especializadas e exames confirmatórios do diagnóstico.

Coração Aliviado – Para tirar um pouco da preocupação que sempre passa pelo coração de uma mãe, a dona de casa Lucileide Ferreira, 36 anos, levou a filha de 5 anos, Viviane Ferreira, para ser submetida aos exames cardiológicos.

“Quando os professores da minha filha falaram que eu poderia trazê-la para ser consultada, mesmo sem nenhuma reclamação da Viviane, tomei a decisão para tirar esse peso do meu peito. Fiquei muito feliz quando os médicos falaram que ela não tinha nenhum problema no coração”, disse Lucileide Ferreira.

Ortopedia – Na Tenda da Saúde, montada em Capela, a população pode passar por consultas ortopédicas. Com os problemas detectados, os pacientes foram encaminhados para os municípios referência, como Maceió, Arapiraca e Palmeiras dos Índios, dependendo da gravidade.

Enxoval Sorteado – E no Circuito da Primeira Infância, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, sorteou dois enxovais completos. Os kits continham fraldas, lençol, mantas e uma bolsa com materiais de higiene para o bebê.

relacionadas

CIB