SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Psicóloga orienta servidores do Samu como administrar o tempo

Imprimir esta Notícia

Repórter: Arnado Santtos

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram nesta quarta-feira (21), da II edição do Café com Gestão, que ocorreu na Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol, em Maceió. O objetivo foi discutir a administração do tempo para que os processos de trabalho sejam realizados com mais eficiência e eficácia.

Na abertura do evento, Cristina Calado, gerente de Atenção Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), destacou que o Samu deve buscar, cada vez mais, a excelência no serviço e isso só ocorre quando os servidores são qualificados. “É isso que estamos fazendo aqui, ou seja, permitindo que os gestores em suas respectivas áreas possam gerenciar melhor o tempo e, com isso, melhorem os atendimentos da instituição”, salientou.

 

“Estou no Samu há alguns meses e podemos transformá-lo numa instituição com muito mais credibilidade. Por isso, a nossa preocupação em trazer cursos e palestras que podem fazer os servidores refletirem sobre processos de trabalho e, com isso, possam melhorar o atendimento à população”, destacou o supervisor do Samu, Dárbio Alvim.

De acordo com a psicóloga clínica, organizacional e do trabalho, Maria de Fátima Feitoza, que ministrou a palestra, “ouvimos sempre as pessoas reclamarem: não tenho para mim, para meu filho, para viajar, para estudar, para me divertir, para fazer todas as tarefas que meu cargo exige e outras tarefas mais”. Ela questiona, será isso mesmo? Será que não estamos desperdiçando tempo? 

Segundo ela, atualmente, para se viver bem, é necessário administrar bem o tempo. “Primeiro analise o que tem que para fazer durante o dia e priorize o que vai realizar. Isso tem que ser uma ação constante. O tempo deve ser aliado e não um item de estresse”, recomendou.

O que se pode fazer para que o tempo seja aliado? Segundo ela, primeiro planejar o desenvolvimento do trabalho, pensar na necessidade de delegar tarefas e também coordenar a equipe.  “A gestão do tempo é um processo de planejamento e serve para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade”, destacou a psicóloga.

No final da palestra foram discutidas e tiradas várias dúvidas dos coordenadores e gestores. Estava presente, além do gerente executivo de Valorização de Pessoas da Sesau, Robson José da Silva, diversos coordenadores: coordenador Médico, Maxwell Padilha, coordenadora de Enfermagem Beatriz Santana, coordenador da Frota, José Robson de Ataíde Silva e o coordenador da Saúde Ocupacional, Antônio Luiz Santos Medeiros.

Para a enfermeira e coordenadora da Base Descentralizada (BD) do município de Rio Largo, Milena Macedo Maia, a palestra foi bastante produtiva, porque destacou a importância da ‘organização do tempo’ no dia a dia. Descobri que, realmente, precisamos gerenciar melhor o nosso tempo para conseguir cumprir com as diversas tarefas que temos para realizar.

De acordo com o supervisor do Pronto Atendimento (PA) do Samu de Maceió, Eduardo Gomes Neto, esse tipo de evento é importante para o servidor, pois o motiva e o faz acreditar no investimento da instituição em capacitar e tirar dúvidas dos colaboradores, além de contribuir para um melhor ambiente interno e o engajamento dos profissionais no serviço, destacou.

No final da palestra houve sorteio de brindes (kit com bolsa, guarda-chuva e livro). Foram parceiros na realização do evento: as faculdades: FITS, Pitágoras, Estácio e Unit.

relacionadas

CIB