Sesau lança Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Repórter: Thallysson Alves

Repórter Fotográfico: Olival Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mais uma vez inova e lançou, nesta sexta-feira (06), seu próprio Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação. A ação representa uma medida de planejamento necessária frente aos inúmeros projetos e inaugurações de serviços em desenvolvimento e execução, a exemplo dos Hospitais da Mulher, Metropolitano e Regional do Norte.

Isso porque, anteriormente, a área de Tecnologia da Informação (TI) reagia conforme as exigências que os técnicos em saúde apresentavam. A partir de agora, a Gerência Executiva de Tecnologia da Informação decide caminhar à frente, por meio de definições de estratégias que possibilitem o melhor aproveitamento dos recursos, evitando desperdícios, fortalecendo os controles e melhorando a aplicação dos recursos nas ações voltadas aos alagoanos e ao serviço público.

“O Plano é um instrumento de atuação, debruçado nos últimos dez meses por toda a equipe. Ele está pautado nos princípios da administração pública, elenca as atividades executadas e as necessidades para as próximas ações. Ele é abastecido conforme a necessidade dos setores, que prima também pela segurança da informação, qualidade nas execuções e realização com eficiência e dentro dos prazos estipulados”, explicou o gerente de TI, Celyrio Adamastor.

Para entender melhor, o tecnólogo cita a construção dos hospitais da Mulher, Metropolitano e Regional do Norte. “Quando inaugurados, todos precisarão de sistemas e equipamentos adequados, infraestrutura comunicacional, contratação de prestadores de serviço, compra de materiais; tudo dentro da legalidade. Então, o Plano apresenta nosso parque tecnológico, prioriza os projetos e utiliza como referencial o Plano Estadual de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Plano Plurianual do Estado”, acrescentou.

Os esforços estão divididos em nove principais ações: Avaliação dos Planejamentos de Tecnologia da Informação Anteriores; Inventário de Necessidades; Metas e Ações; Critérios de Priorização; Gestão de Pessoas; Segurança da Informação; Investimentos; Gerenciamento de Riscos; e Gerenciamento de Comunicação. Dentro da programação de implantação estão capacitações para explicar aos usuários o funcionamento do Plano, que está disponível no portal da Sesau, na aba Planejamento Saúde, situada no lado esquerdo do site.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ACESSE NA ÍNTEGRA

Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)