SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Nutricionistas do HGE atendem 100 pessoas no II Saúde em Dia

Imprimir esta Notícia

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

Pedro Henrique Soares e sua esposa, Edvania Felipo, passeavam pelo shopping Pátio, quando observaram a movimentação em torno da saúde da mulher. Pararam e não se arrependeram. “Aprendi muito. Saio refletindo em várias questões citadas. As palestras foram maravilhosas, a importância do autoexame, tanto para ela, quanto para mim foi algo que me fez pensar. Homens também podem desenvolver câncer de mama, né? Vi que somos o que comemos, quanto melhor nos alimentamos, menos males podemos desenvolver”, comentou Pedro Henrique.

Desta vez voltado para as mulheres em alusão ao Outubro Rosa, o projeto promovido pela TV Gazeta e parceiros, ofereceu serviços e palestras. O Hospital Geral do Estado (HGE) participou nas duas edições com a equipe de nutrição da unidade hospitalar, com orientações nutricionais. Foram realizados 100 atendimentos na tarde de sábado (07). Teste de HIV e hepatite, aferição da pressão arterial, glicemia e ocular também foram alguns dos serviços ofertados no evento.


A nutricionista Kristiane Duarte, responsável pelo Serviço de Nutrição do HGE, ressaltou a parceria com a emissora em prol de oferecer saúde à população. “É muito gratificante saber que estamos nos doando para trazer algo bom para a população. A parceria com a Gazeta vem em um momento relevante, a nutrição do HGE tem um diferencial muito grande, a equipe é uma das mais qualificadas do estado; além dos serviços oferecidos no hospital, ficamos lisonjeadas por levar a equipe a eventos como este. Através deles valorizamos nosso profissional e nossa instituição”, destacou.

Segundo a nutricionista, muitos homens estiveram presente ao evento, trazendo suas dúvidas com respeito a alimentação. “Eles têm suas companheiras e podem auxiliar na prevenção, sem falar que também precisam estar por dentro porque, mesmo com índice pequeno, podem ser suscetíveis ao câncer de mama ou a outros tipos de cânceres”.

Ela afirmou que, uma alimentação saudável deve ser composta por todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e manutenção do organismo. Devendo ser uma dieta balanceada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem exageros e exclusões. Atividade física também é importante no cuidado à saúde.

“Entre as dicas que lembramos no stand estão, incluir na alimentação fontes de vitamina D, como carnes, peixes e frutos do mar, ovos, queijos; preferir consumir fontes de ferro associadas a sucos e frutas por favorecer a absorção do nutriente. Inserir alimentos com fibras e não esquecer a ingestão de, no mínimo, dois litros de água”.

Na ocasião, também foi lembrada a importância da suplementação em alguns casos indicados por especialistas, assim como a questão do sobrepeso e da obesidade como grandes vilões ao câncer de mama e outras doenças. “As pessoas devem ter cuidado com a alimentação, buscando a variedade. Uma alimentação saudável e balanceada é capaz de minimizar várias doenças, incluindo o câncer”, reafirmou Kristiane Duarte.

O projeto Saúde em Dia contou com a parceria de equipes oriundas de diversas instituições, como o Hospital Geral do Estado, Clínica de Olhos Santa Luzia, a Faculdade Pitágoras, Clube de Mama do Hospital Arthur Ramos, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Secretaria Municipal de Saúde.

relacionadas