SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Doenças ocupacionais são debatidas na abertura da 8ª Sipat do Hospital Geral

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

 

A pressão na assistência de emergência, aliada a correria excessiva do mundo moderno, pode gerar uma séria de problemas de ordem emocional, como depressão, estresse, ataques de ansiedade ou síndrome de pânico. A relevância do tema foi discutida na abertura da 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que aconteceu nessa quarta-feira (25) na unidade hospitalar.

De acordo com a psicóloga Carmen Lúcia Marques, as doenças ocupacionais emocionais podem ser causadas por uma série de fatores como, por exemplo, isolamento, desentendimentos e dificuldades de convivência no ambiente profissional, pressão psicológica, carga horária excessiva e ritmo agressivo no ambiente de trabalho.

“São doenças perigosas por não serem encaradas com a devida seriedade, podendo ser imperceptíveis quando no início ou à primeira vista. Mas, ao contrário do que se pensa, podem se tornar irreversíveis, afastando, definitivamente, o profissional do ambiente profissional”, alertou.

Segundo a psicóloga, o estresse pós-traumático e a síndrome de Burnout são doenças que vem sendo descobertas em muitos dos profissionais que trabalham no Hospital Geral do Estado (HGE).  “Para evitar doenças ocupacionais que envolvem a parte emocional é preciso estar atendo aos menores sintomas de desconforto mental durante o trabalho e procurar auxílio psicológico mesmo se o desconforto for leve”, orientou.

Na abertura do evento, Renato da Rocha, supervisor administrativo do HGE, parabenizou os responsáveis pela organização e ressaltou a relevância da Sipat nas unidades de saúde. “Os problemas do HGE serão solucionados mais facilmente com a parceria da gestão e dos profissionais. Trabalhamos com uma diversidade de pessoas, atendemos todo tipo de gente, empatia e ternura não podem faltar na assistência. Sempre buscando o melhor com o que temos a oferecer”, enfatizou.

O gerente executivo de Valorização de Pessoas da Sesau, Robson da Silva, apostilou que a secretaria vem estruturando as áreas relacionadas com a valorização do servidor público. Segundo ele, o HGE foi pioneiro nesta questão. “A área de Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT) no HGE vem sendo organizada há mais de três anos e a prevenção do profissional é um ponto de evidência nesta organização”, comentou.

Programação

Com o tema “Em busca do equilíbrio: mente e corpo”, a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho do HGE acontece até sexta-feira (27), na unidade hospitalar. Na programação do evento, palestra sobre Jin Shin Jitsu e blitz de segurança nos setores, programadas para esta quinta-feira (26). E, na sexta-feira (27), terá uma palestra sobre os dispositivos de segurança, a partir das 9 horas da manhã. Durante a tarde, a partir das 14 horas, o encerramento contará com uma palestra sobre prevenção e promoção da saúde mental e o momento relax, com reeducação postural e massagem corporal.

relacionadas

CIB