SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hemoal promove oficina para captação de doadores de sangue

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Carla Cleto

Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou uma oficina para captação de doadores de sangue. A ação ocorreu nesta quinta-feira (26), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), localizada no Centro de Maceió.  

Segundo a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, a iniciativa visa preparar os técnicos para a abordagem a potenciais doadores. “A doação de sangue é um gesto importante para a vida de milhares de pessoas que precisam do recurso para realizar cirurgias e tratamentos médicos. Com a capacitação, buscamos aumentar o número de doadores e suprir a demanda”, explicou.

A oficina faz parte do eixo IV da Semana de Ciência e Tecnologia, que homenageia o matemático, Elon Lages. “A doação de sangue se une a ciência no dia de hoje, que homenageia esse grande matemático alagoano, que inspirou toda uma geração de pesquisadores no Brasil e no mundo”, destacou Pollyanna Ferraz, representando a Secti.

Durante o evento também foi realizada a doação de sangue por parte dos participantes da oficina, com uma equipe do Hemoal no local. “É essencial que a população adote a doação como princípio e entenda que o ato de doar sangue pode ajudar inúmeras pessoas”, disse o técnico da Fapeal, Fernando Costa, durante sua doação.

 

Já Nicole Sarmento lembrou que a doação não prejudica a saúde. “O ato de doação faz bem para o corpo e para a alma e é importante que todos façam sua parte para ajudar nos estoques de sangue do Hemoal”, ressaltou.

 

E até o Doutor Geninho, mascote da Secti, aproveitou a oportunidade para fazer sua doação. “Estamos habituados a promover a ciência e tecnologia e hoje estamos empenhados em dar visibilidade à solidariedade”, reforçou o Doutor Geninho.   

relacionadas