SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Socorristas do Samu participam de palestra sobre saúde de homem

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Em alusão ao Novembro Azul, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu palestra voltada para a prevenção à saúde do homem. O evento aconteceu nesta terça-feira (14), no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, no bairro do Farol.

A palestra envolveu condutores socorristas das 16 bases descentralizadas da Central Maceió, onde eles puderam tirar dúvidas e ouvir orientações sobre como pequenas mudanças de hábitos podem evitar o adoecimento.

De acordo com Marcos Martins, coordenador da campanha Novembro Azul e responsável técnico da saúde do homem na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os homens vivem cerca de sete anos menos do que as mulheres e uma das razões é a falta de preocupação com a própria saúde.

“O público masculino vive menos do que as mulheres porque, em sua maioria, não busca atendimentos médicos de rotina, e muitos nem sabem se possuem algum tipo de problema de saúde, como diabetes e hipertensão, doenças de início silencioso e que devem ser tratadas de maneira regular e acompanhadas por especialistas”, disse o médico.

No Samu, segundo ele, os profissionais passam constantemente por situações de estresse e tensões durante as ocorrências, o que pode se tornar um risco à saúde dos socorristas, que não fazem exames regularmente e não procuram as unidades de saúde. “Essas pequenas mudanças podem garantir uma melhor qualidade de vida para todos os profissionais”, reforçou.

Um dos participantes da palestra foi Fernando Pereira, condutor socorrista do Samu Maceió, adepto de uma alimentação saudável e consciência da necessidade de estar preparado fisicamente para todas as ocorrências em que for acionado.

“O bom condicionamento físico é um pré-requisito para todos os socorristas do Samu, por isso faço diariamente a caminhada de uma hora e mantenho uma alimentação balanceada com muita salada, raízes e carnes magras”, finalizou o condutor socorrista.

relacionadas