SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

HGE oferece serviço de glicemia para alertar sobre prevenção

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

 

Histórico familiar, sedentarismo, dieta inadequada e obesidade estão entre os fatores de risco do diabetes, doença que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Por dia, 500 pessoas descobrem que são portadoras da doença. Para chamar a atenção dos servidores e acompanhantes de pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE) sobre a prevenção e tratamento do diabetes, a Seção de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) realizou verificação de glicemia durante toda a terça-feira, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).

De acordo com o SQVT, 202 profissionais e acompanhantes de pacientes do maior hospital público do estado participaram da ação que também buscou chamar à atenção dos que estão envolvidos direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes na unidade hospitalar.

 Ivanise Duarte, enfermeira do trabalho do SQVT, destacou que a verificação da glicemia deve ser feita pelo menos uma vez ao ano para detecção precoce da doença. Em jejum, a glicemia considerada normal é até 100mg/dL; é considerado diabético, aquele que tiver duas glicemias em jejum acima de 126mg/dL.

“É importante que os servidores compareçam para verificar a pressão e a glicemia, pois dependendo do resultado, eles serão orientados a procurar assistência médica. A mudança do estilo de vida, com adoção de práticas saudáveis, é essencial para a prevenção e controle do diabetes”, afirmou.

Sintomas – O diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Apesar de não haver cura, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.

Os principais sintomas da doença são o aumento do volume urinário, sensação de sede em exagero, fome excessiva, perda de peso, fadiga, fraqueza e infecções regulares. A redução do peso, aumento da ingestão de fibras, prática de atividade física regular e restrição de gorduras são algumas atitudes que podem prevenir os riscos de diabetes.

 

relacionadas