SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

alimentação pode combater o câncer, diz nutricionista do HGE

Imprimir esta Notícia

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

Sabe-se que várias doenças podem ser prevenidas por meio de hábitos de vida saudáveis. Com o câncer não é diferente, atividade física, menos estresse e uma alimentação equilibrada podem ser fatores de proteção para evitar vários tipos de cânceres, entre ele, o câncer de próstata.

De acordo com a nutricionista Kristiane Duarte, coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Geral do Estado (HGE), uma alimentação equilibrada é constituída de gorduras provenientes do azeite de oliva, de carnes magras – privilegiando a ingestão de peixes -, e de antioxidantes e compostos bioativos naturais presentes em frutas e vegetais, podem ser fatores de proteção para evitar o câncer. Entre os fatores de risco para desenvolver a doença, destacam-se idade superior a 65 anos, história familiar da doença, ser da raça negra, sedentarismo, sobrepeso, obesidade e alimentação inadequada.

“Alimentação à base de gordura saturada – presente em carnes gordas, leite integral e produtos industrializados -, e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; dieta hipercalórica, síndrome metabólica e diabetes são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata. A alimentação saudável, baseada no equilíbrio na ingestão de calorias e lipídios, bem como, de antioxidantes provenientes naturalmente dos alimentos, pode auxiliar na prevenção dessa doença”, explicou a nutricionista.

Segundo Kristiane, uma alimentação saudável e a manutenção do peso em níveis adequados protegem contra o câncer de próstata. “Procurar um nutricionista para orientações individualizadas sobre alimentação e nutrição é de muita relevância em todas as idades. A nutrição correta auxilia na prevenção de várias doenças e na recuperação da saúde”.

Nutrição para a sociedade – A nutricionista contou que, recentemente, o Serviço de Nutrição do HGE participou da terceira edição do Saúde em Dia, projeto promovido pela TV Gazeta e parceiros que oferece serviços de saúde e palestras à população. Desta vez voltado para os homens, em alusão ao Novembro Azul, o projeto foi realizado no Shopping Parque Maceió, no último final de semana. As nutricionistas do HGE estiveram presentes em todas as edições e deram orientações nutricionais a, aproximadamente, 100 pessoas, entre homens e mulheres, na última edição.

relacionadas