SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Samu Aeromédico transporta adolescente para Natal (RN)

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Arnaldo Santtos

Fotos: Carla Cleto e Divulgação

A vida do adolescente P.B.S., 17 anos, foi salva pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que o transportou da Santa Casa de Maceió até o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na cidade de Natal (RN). O transporte foi feito pelo Samu Aeromédico, para que o paciente seja submetido a um transplante de medula óssea, devido a uma leucemia mielóide aguda.

O paciente estava internado desde maio passado na Santa Casa de Maceió, realizando o tratamento contra a doença. De acordo com o coordenador médico do Samu, Maxwell Villaça, o paciente não poderia ir de avião por causa da pressurização e nem de ambulância, em razão do tempo que iria ficar sem tomar plaquetas.

Segundo hematologistas, a leucemia mielóide aguda é um câncer das células brancas do sangue, conhecidas como leucócitos, que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo. De origem, na maioria das vezes, desconhecida, se inicia na medula óssea e geralmente invade o sangue periférico.

Ela se caracteriza pela rápida proliferação de células anormais e malignas, conhecidas como blastos, que não amadurecem, não desempenham sua função e, ainda, se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal de outras células sanguíneas. “Daí a importância de se transportar rapidamente o paciente para um hospital especialista no agravo do paciente”, salientou o coordenador médico do Samu.

Na chegada do paciente em Natal, foi fundamental o apoio da equipe do Samu local. Ela transportou o adolescente adequadamente e de acordo com o que estabelece as normas de segurança e os protocolos do Ministério da Saúde (MS).

relacionadas