SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Moradores do Alto da Boa Vista recebem o ‘Vida Nova nas Grotas’

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

 

“É ótimo perceber que nos tornamos uma prioridade para o governo”! Com essa declaração, Rosangela Marques, moradora do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira, enalteceu a iniciativa do Governo de Alagoas, representado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que promoveu diversas ações na comunidade, nesta quarta-feira (29), dentro do projeto ‘Vida Nova nas Grotas’.  

As ações, que foram desde a aferição de pressão arterial e glicose, testes rápido para sífilis e HIV, até vacinas para atualização do calendário de imunização, foram todas direcionais à melhoria da qualidade de vida das famílias locais. Além do Alto da Boa Vista, outras comunidades circunvizinhas foram beneficiadas com os serviços e informações disponibilizados pela Sesau.

A técnica Elma Araújo, da Gerência de Atenção Primária da Sesau, informou que as ações incluíram, ainda, palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre a identificação e combate aos focos do Aedes aegypti. A ideia, segundo ela, é fazer de cada participante, um multiplicador de conhecimentos para ajudar a combater o mosquito.

A psicóloga e técnica do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesau, Simone Mazoni, ressaltou o trabalho de orientação para o uso de preservativos, visando barrar o aumento de casos de Aids e sífilis, por exemplo. “Participamos ativamente do Vida Nova nas Grotas, levando orientações à população sobre a importância do uso dos preservativos. Também realizamos testes rápidos para detectar as infecções, uma vez que o diagnóstico precoce é imprescindível para assegurar o tratamento em tempo oportuno”, salientou.

Cícero Costa, 70 anos, morador da comunidade, foi um dos beneficiários com os serviços proporcionados pela Sesau. Ele fez testes de glicemia e pressão e elogiou o esforço do Governo do Estado em estar junto aos habitantes da periferia de Maceió. “Estou contente com a valorização aqui do Alto da Boa Vista. Espero que essas ações tornem-se parte da nossa rotina”, destacou.

As ações de saúde desenvolvidas pelo projeto Vida Nova nas Grotas alcançam todas as faixas etárias. O garoto Raphael Marques, de 7 anos, ficou encantado com a palestra sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e garantiu que vai ensinar aos colegas e familiares a combater o mosquito. “Todos temos que fazer nossa parte para impedir que mais pessoas fiquem doentes”, ensinou o pequeno Raphael.  

relacionadas