Sesau conclui este mês monitoramento de pré-natal, câncer de mama e câncer de colo de útero

Texto de Fabiano Di Pace
Foto: Thiago Henrique

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conclui este mês o trabalho de monitoramento dos municípios alagoanos com relação ao setor de Saúde da Mulher. A ação, concentrada em seis cidades consideradas prioritárias para o levantamento das equipes técnicas, identificará os avanços e desafios do pré-natal, câncer de mama e câncer de color de útero.

No pré-natal, de acordo com a técnica Anna Carla Cavalcante, do setor de Saúde da Mulher da Sesau, os municípios considerados prioritários no monitoramento foram Igreja Nova, Roteiro e Estrela de Alagoas. Em relação ao câncer de colo do útero e de mama, o trabalho está sendo concentrado em Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano e Penedo.

A técnica da Sesau ressalta a importância do monitoramento para a construção de politicas públicas e avaliação das ações adotadas pela gestão da saúde estadual. Para ela, é importante que a situação dos municípios seja verificada pessoalmente por técnicos capazes de analisar os desafios e sucessos de cada região.

Além do monitoramento, a Sesau também realizou capacitações sobre pré-natal e câncer de mama e colo de útero para os técnicos municípios. “Essas ações, em parceria com os gestores municipais, são essenciais para o avanço nessa área”. E completou: “a Sesau está comprometida em trazer ainda mais acessibilidade e resolutividade para todo o território alagoano”, concluiu Anna.