SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Unidades estaduais de saúde funcionam normalmente nos feriadões de Natal e Ano Novo

Imprimir esta Notícia


Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter fotográfico: Carla Cleto

As unidades ambulatoriais e hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde funcionam normalmente no feriadão natalino, que começa neste sábado (23) e estende-se até segunda-feira (25). Da mesma forma, ocorrerá no feriadão dos dias da passagem do ano que está terminando e no novo que está chegando dentro de mais uma semana.

A supervisora de Atenção Pré-Hospitalar da Sesau, Cristina Calado, informou que os Ambulatórios 24 Horas João Fireman (Jacintinho), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira) e Noélia Lessa (Levada) estão preparados para atuarem durante o período.

“Nessa época do ano, quando o consumo de bebidas alcóolicas e os acidentes aumentam, as unidades estaduais de saúde, além de funcionarem normalmente, estarão aptas para atender à demanda”, destacou a supervisora. Todas as unidades estão abastecidas e com profissionais habilitados para o atendimento pautado nos princípios de humanização do SUS.

Os Ambulatórios 24 Horas, que funcionam em áreas distintas da capital, assim como as UPAs, estarão abertos para receber pacientes que necessitem de cuidados em casos de dor de cabeça, vômito, diarreia, gripe ou, ainda, em ocorrências que tenham sofrido pequeno corte e precisem de sutura, troca de sonda ou estabilizar crises de asma, diabetes e convulsões.

O Hospital Geral do Estado (HGE) só deve ser procurado em urgência ou emergência de maior gravidade. O primeiro passo é o ambulatório. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especialista em pediatria.

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal, em Maceió, e Hemoar, na cidade de Arapiraca), fecham para coleta durante os dois feriadões. Nessas unidades, somente o setor de entrega de bolsas de sangue irão funcionar, para atender às solicitações do HGE e de outros hospitais públicos do Estado em casos de transfusões.

relacionadas

CIB