SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Estoque de sangue do Hemoal é considerado crítico para o Réveillon

Imprimir esta Notícia


Repórter: Fabiano Di Pace
Fotos: Carla Cleto

Com um estoque de 138 bolsas de sangue, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) continua em estado considerado crítico. A assistente social Maria das Graças Padilha informou que o mínimo recomendado para atender à demanda transfusional da rede hospitalar do Estado, dentro dos critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, são 300 recipientes.

Os números tiveram um aumento em relação à semana passada, que chegaram a registrar 90 bolsas no dia 22. “Apesar de o estoque ter chegado a 138 bolsas nesta terça-feira, ainda estamos em situação difícil. Com a proximidade das festas de Réveillon, é preciso que a população realize o gesto de doação voluntária”, ressaltou Maria das Graças Padilha.

De acordo com o setor de dispensação, durante o feriadão natalino, de sábado a segunda-feira, foram liberadas 21 bolsas para o Hospital Geral do Estado (HGE), além de mais quatro recipientes com os tipos A+, B+ e AB+. Para a assistente social, foi um feriadão tranquilo. A expectativa, porém, é que a demanda no feriadão de Ano Novo seja maior.

Presente ao Hemoal nesta terça-feira estava Manuel da Silva, de 54 anos, residente da cidade de Capela. Ele veio a Maceió doar sangue no Hemoal Trapiche para seu filho que se encontra internado no HGE. “É a primeira vez que doei sangue e fui muito bem atendido por todos aqui”, declarou o pai do garoto.

Critérios para doação

Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade é necessário estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.

“No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. Para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Locais de doação

Os voluntários podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Maceió é possível doar sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e das 8h às 17h no sábado. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

relacionadas

CIB