SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Barra de Santo Antônio recebe nova ambulância do Samu

Imprimir esta Notícia


Repórter:
João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: Thiago Henrique

 

A renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas continua. Dessa vez foi a Base Descentralizada da Barra de Santo Antônio que recebeu uma ambulância nova, adquirida com recursos próprios do Governo do Estado. A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, nesta sexta-feira (2).

Com a nova Unidade de Suporte Básico (USB), a equipe do Samu da Barra de Santo Antônio irá atender 29.714 alagoanos que moram nos municípios de Paripueira e da Barra de Santo Antônio. A ambulância custou cerca de R$ 194 mil para os cofres do Estado e possui equipamentos como cilindros de oxigênio, colares cervicais, um desfibrilador automático, medicamentos, prancha de imobilização, e conta com um sistema de monitoramento via satélite.

Para Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, a nova ambulância irá qualificar a assistência pré-hospitalar para os moradores da Barra de Santo Antônio e Paripueira. Ela também irá assegurar atendimento qualificado para os foliões que irão passar o Carnaval nessas duas cidades, que recebem um grande número de foliões durante as festas de momo.

“Estamos qualificando a Rede de Urgência de Alagoas, garantindo para o Samu a principal ferramenta de trabalho dos socorristas, que é a ambulância. Com isso, eles irão trabalhar com uma viatura em prefeitas condições de uso, além de garantir segurança e conforto tanto para os pacientes, como para os profissionais do Samu”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, a equipe da Barra de Santo Antônio é formada por nove profissionais, sendo condutores socorristas, técnicos de enfermagem e uma enfermeira.  “Com a nova viatura, a equipe terá melhores condições de realizar os principais atendimentos, que são traumas, quedas de altura e colisões na estrada”, disse.

Renovação da Frota – As ambulâncias do Samu, adquiridas pelo Governo de Alagoas, já foram entregues para as Bases Descentralizadas de União dos Palmares, Maragogi, Marechal Deodoro, Viçosa, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Atalaia, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Rio Largo, São Miguel dos Milagres, Murici e Coruripe, sendo esses municípios ligados à Central Maceió.

As Bases Descentralizadas do Samu nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão, são ligadas à Central Arapiraca, e também receberam novas ambulâncias, como foi o caso de São José da Tapera, Batalha, Cacimbinhas, Inhapi, Olho D´Água do Casado, Pão de Açúcar, Mata Grande, Santana do Ipanema, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Campo Alegre, Penedo e Ouro Branco.

relacionadas

CIB