SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

AMA entra em campanha solidária para doação de sangue no Hemoal

Imprimir esta Notícia

Ascom AMA

Os funcionários da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – entraram na campanha de solidariedade e farão coleta de sangue para o Hemoal nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Um veículo do hemocentro fará o transporte dos doadores às 10 horas, saindo da Entidade.

“É uma ação humanitária”, destaca o gerente Administrativo, César Teixeira. “Nada melhor que unir a alegria do carnaval, a alegria de poder ajudar e fazer a diferença”. Por essa razão a AMA também está mobilizando os moradores do Farol e proximidades para se integrarem ao grupo de doadores. Os moradores das adjacências da AMA poderão utilizar do transporte do Hemoal, mas precisam estar às 10 horas na sede , situada na Avenida Dom Antônio Brandão, 218, vizinha a faculdade Seune .

O esforço é uma tentativa de reverter à situação crítica dos estoques do Hemoal, principalmente dos tipos O+ , B+ , AB+ , B- e O- .

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é recomendado a presença dos responsáveis – todos com documento de identificação oficial original.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

relacionadas