SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Blitz da Prevenção vai levar preservativos para maceioenses

Imprimir esta Notícia
 
 
Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), promove nesta sexta-feira (9), às 10h, a Blitz da Prevenção. A iniciativa, que terá como ponto de destaque a distribuição de 4.500 kits de preservativos, ocorre em frente ao semáforo do Pontal da Barra, do Shopping Parque Maceió e do Supermercado Atacadão, em Maceió.

Com a ação, a Sesau irá assegurar a prevenção dos foliões durante o Carnaval. Somente no último mês de janeiro, foram distribuídos 1.325.725 preservativos em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, foram 548.000 preservativos. Paralelamente, também foi promovida uma campanha educativa para incentivar a realização do teste rápido de HIV.

“Além dos preservativos masculinos e femininos, os kits também irão contar com material educativo e lubrificantes”, salientou a coordenadora do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Sandra Gomes. Com relação aos locais para fazer, simultaneamente, as blitzes, ela salientou que eles foram escolhidos estrategicamente, por serem vias de acesso por onde irão trafegar os foliões.

A coordenadora reforçou ainda que o uso do preservativo é a melhor forma de se prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis, incluindo AIDS e sífilis, além de evitar também a gravidez indesejada. “O Carnaval é uma época de festa e alegria e deve ser aproveitado de forma responsável”, destacou.

Verão Saúde

Já no sábado (10), simultaneamente nas Praias do Francês e Barra de São Miguel, equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesau irão promover ações educativas da Campanha Verão Saúde. Além de distribuir material educativo, disponibilizar dispensers de protetor solar e realizar ações lúdicas para as crianças, técnicos da Sesau irão orientar sobre como prevenir as ISTs, a dengue, zika e chikungunya, além da hanseníase.

Ainda durante a ação, os banhistas também receberão dicas sobre como se alimentar de forma saudável e como evitar o câncer de pele. “O Verão Saúde tem como foco investir na prevenção de doenças e problemas de saúde que podem afetar a todos os alagoanos. Nosso objetivo é agir para evitar surtos e doenças que podem trazer sérios prejuízos à saúde ou, inclusive, levar a óbito”, salientou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Mardjane Lemos.

relacionadas

CIB