Governador anuncia reforma e ampliação do Samu de Maceió

Repórter: Severino Carvalho
Repórter Fotográfico: Ferreira

O governador Renan Filho anunciou, na manhã desta quinta-feira (8), que a Base Central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada no bairro do Farol, em Maceió, será reformada e ampliada. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de seis novas ambulâncias.

“Vamos reformar e recuperar as instalações da Sede do Samu para otimizar os serviços e agilizar o tempo-resposta com mais condições de trabalho para aqueles que operam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Alagoas. O Samu já presta um excelente serviço e salva vidas todos os dias, mas a gente precisa melhorá-lo para que atenda, cada vez mais, as expectativas do cidadão”, afirmou Renan Filho.

Segundo o superintendente do Samu em Alagoas, major Dárbio Alvim, as obras devem começar até o início do segundo semestre. “Já temos os recursos garantidos e o projeto está pronto. Aguardamos agora a adesão à ata de registro de preços da Secretaria de Segurança Pública  para darmos seguimento ao processo e tocarmos a obra”, informou.

O governador esteve na Central Maceió na manhã desta quinta-feira para realizar a entrega de seis novas ambulâncias. Cinco Unidades de Suporte Básico (USBs) ficarão à disposição da Base da capital, localizada no Farol, e a outra será destinada à unidade descentralizada de Porto Calvo. O prefeito do município, David Pedrosa, compareceu à solenidade e de forma simbólica recebeu as chaves do veículo.

“Com essa entrega em Maceió, nós garantimos que em Alagoas 100% das ambulâncias sejam zero quilômetro, isso nunca aconteceu. Quando assumimos, as viaturas tinham uma vida útil média de cinco anos e quando o cidadão precisava, às vezes, elas não estavam preparadas para atender. Hoje, pela primeira vez e com recursos próprios do Estado, nós adquirimos 40 novas viaturas do Samu”, disse Renan Filho.

No total, Alagoas adquiriu 60 ambulâncias, sendo 40 compradas pelo Governo do Estado e 20 fornecidas pelo Ministério da Saúde para atender as 35 bases descentralizadas do Samu em Alagoas e duas centrais, uma em Maceió e outra em Arapiraca. Destas, 48 já foram entregues. “Alagoas tem hoje o Samu mais bem estruturado do Brasil”, atestou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, presente à solenidade.

O superintendente do Samu em Alagoas anunciou que além da reforma e ampliação da Central do Samu Maceió, todo o fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão renovados. As 16 Bases Descentralizadas coordenadas pela Central Maceió são: União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Arapiraca

Alvim revelou, ainda, que em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, a base do Samu de Arapiraca vai prestar o serviço de resgate aéreo durante o carnaval, que será estendido ao Agreste e Sertão alagoanos. “A equipe já está treinada e preparada”, afirmou Alvim, agradecendo ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano Amaral, presente à solenidade, pela parceria para disponibilizar o serviço. O deputado estadual Francisco Holanda prestigiou a cerimônia, dentre outras autoridades.