SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hospital Geral lança projeto para mães e crianças da Pediatria

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfico: Thiago Henrique

 

A manhã desta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, trouxe muita esperança e alegria para as mães das crianças internadas na Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE). É que foi lançado o projeto Entre Nós, que possibilita às mulheres e seus filhos momentos de sociabilização, conhecimento e enfrentamento do estresse da internação.

Cristiane Santos, umas das presentes, comentou que o projeto vem para trazer um pouco de alegria em um momento difícil. “Estou com meu filho internado desde o dia 15 de fevereiro. Muitas vezes ficamos só pensando na doença, no sofrimento dos nossos pequenos. Fico muito contente ao saber que ele terá distrações e eu também. Até conhecimentos novos vou adquirir, olha!”, comemorou.

O Entre Nós possibilitará a realização de trabalhos manuais para as mães, como crochê, fuxico, bordados com pedrarias, etc, além de rodas de conversas sobre temas de interesse e trabalhos lúdicos para as crianças enfermas. “A intenção é ampliar o conhecimento e diminuir a angústia das participantes que acompanham seus filhos no HGE”, ressaltou a assistente social, Vânia Ticianeli, uma das organizadoras do projeto.

Jacinta Lemos, da seção de modernização administrativa e idealizadora do projeto, enfatizou que ele surgiu a partir da necessidade de acolher melhor as mães que permaneciam longo período de permanência na unidade hospitalar acompanhando seus filhos, e, possibilitará o desenvolvimento sustentável da família assistida no hospital, em conseguinte ao aprendizado das técnicas de artesanato.

“O longo período de permanência das crianças, principalmente na UTI pediátrica, implica num alto nível de estresse e ociosidade das mães que aguardam a alta de seus filhos. Pensando nisso, a equipe interdisciplinar elaborou o projeto que é procedente do Arte de Mãe, que era voltado apenas para as mães como forma de buscar aliviar esta ansiedade. Agora incluímos as crianças, com atividades lúdicas, cine kids, contação de histórias, entre outras atividades”, explicou.

Na ocasião, as mães participaram de uma roda de conversa e momentos que lembraram o Dia Internacional da Mulher. O projeto terá duração de duas horas, todos os dias da semana e tem como parceiros e instrutores servidores da unidade hospitalar.

relacionadas

CIB